segunda-feira, 20 de dezembro de 2021

Bugueiro irregular foge de fiscalização pelo mar, e guardas municipais disparam com arma de fogo no Ceará



Guardas municipais dispararam tiros com a arma de fogo após um bugueiro entrar no mar para fugir da fiscalização em Aracati no sábado (18), na praia de Canoa Quebrada, a 158 km de Fortaleza. Segundo o filho do bugueiro, Emerson Thiago Gregório da Silva, o pai entrou no mar para fugir de tiros efetuados pelo órgão contra ele. O g1 recebeu imagens onde a fiscalização aponta a arma para o bugueiro que está dentro do mar. 

“Meu pai avistou a fiscalização e tentou desviar caminho. A fiscalização foi atrás e o bugue do meu pai teve um problema mecânico. Meu pai tentou se explicar, mas os agentes da Guarda Municipal foram logo atirando. Ele ficou com medo e entrou no mar. Eu e meu irmão chegamos e meu irmão entrou no mar para buscar ele. Os agentes não paravam de atirar. Primeiro com balas de borracha e depois tiros de verdade”, afirmou Emerson Thiago Gregório.


Trabalho irregular e tiros para o alto

De acordo com o filho do bugueiro, o pai trabalha de forma irregular para sobreviver e todo ano tenta se regularizar, porém nunca consegue uma vaga.

"Ele trabalha como bugueiro faz uns seis anos. Faz isso para sobreviver e sustentar a família. Ele ainda espera vaga da prefeitura, mas nunca consegue se cadastrar. Todo ano ele faz de tudo para se legalizar, mas nunca consegue, nunca dá certo. A fiscalização sempre é desse jeito. Eles sempre chegam com violência contra os bugueiros", relata.


'Isso é pirataria'

Sobre a ação da Guarda Municipal, o secretário da Segurança Pública do Município de Aracati, coronel Werisleik Pontes Matias, disse que o bugueiro trabalha de forma irregular e que o órgão efetuou disparos para o alto.

"Foi uma ação da Guarda Municipal contra pessoas que vivem tentando ludibriar a boa fé do município e dos pensionários dos turistas. Isso é pirataria. Agem ilegalmente. Foi acionada a Guarda Municipal. Essa pessoa tentou evadisse e quase resulta em um acidente de grandes proporções. A Guarda Municipal utilizou disparos para cima como forma de advertência. Tivemos apoio do Batalhão de Policiamento Turístico (BPTur) e levamos essa pessoa para a delegacia."

O Buggy Turismo associação dos bugueiros credenciados de Canoa Quebrada emitiram nota nas redes sociais sobre o caso. Segundo a entidade o "bugueiro' não credenciado só parou o veículo após se acidentar e machucar os turistas que estavam no buggy". O órgão afirma ainda que "o mesmo fugiu em direção ao mar e tentou abrir fuga novamente com a ajuda de outra pessoa que praticava kitesurf". A entidade reforça que o buggyturismo trabalha sempre pela qualidade do serviço e segurança dos turistas.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário