quarta-feira, 9 de março de 2022

Centro de acolhimento às mulheres vítimas de violência vai passar a funcionar 24 horas em Fortaleza



O prefeito de Fortaleza, José Sarto (PDT), anunciou na tarde desta terça-feira (8) uma série de ações voltadas para o atendimento às mulheres. Entre as iniciativas está a ampliação do horário de funcionamento do Centro de Referência e Atendimento à Mulher em Situação de Violência Francisca Clotilde (CRM), que vai realizar atendimentos 24 horas todos os dias, inclusive aos fins de semana.

"Esse serviço vai permitir que mulheres que sejam vítimas de violência tenham acolhimento 24 horas. Só em 2022 nós já tivemos o registro de 500 atendimentos. Lembrando que na média esses registros são subnotificados", afirmou o prefeito.

O centro é voltado às mulheres em situação de violência decorrente da desigualdade de gênero, podendo ser violência doméstica e familiar (psicológica, sexual, física, moral e patrimonial); violência sexual (abuso e exploração); violência institucional; assédio moral; e tráfico de mulheres. Ele é integrado à Casa da Mulher Brasileira, que fica na Rua Teles de Sousa, s/n, Bairro Couto Fernandes.

Até então, os atendimentos aconteciam de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h.

Sarto anunciou também a criação do Grupamento Especial Maria da Penha da Guarda Municipal, por meio do qual mulheres são treinadas para fazer abordagens tanto para vítima, como para agressores. O grupamento é composto por homens e mulheres.

"Fortaleza já está atuando e vai ampliar a sua atuação em políticas para proteção à mulher desde o caso do aluguel social de destina recurso para mulheres vítimas de violência ao programa Nossas Guerreiras que beneficia com uma linha de crédito as mulheres que são chefes de família", complementou Sarto.

As ações vão ser viabilizadas por meio de um projeto de lei a ser enviado para avaliação da Câmara Municipal.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário