quarta-feira, 20 de março de 2024

Comércio e turismo do Ceará crescem forte no início do ano e viram destaque nacional


 

A economia cearense iniciou 2024 com resultados de destaque nacional em dois setores com participação estratégica no PIB local, o comércio e o turismo.

No caso do primeiro, o volume de vendas cresceu 8,2% em janeiro na comparação com igual período de 2023, segundo o IBGE. Este foi o quarto maior resultado do Brasil, abaixo apenas de Amapá (16%), Mato Grosso (11,9%) e Bahia (11,8%).

A boa performance do comércio cearense no 1º mês deste ano não é isolada. Em novembro de 2023, a alta também havia sido expressiva, de 8%; e em dezembro, a expansão foi de 6,1%.

Com isso, no acumulado de 12 meses, o setor cresceu 8,2%, o terceiro melhor desempenho do País (Tocantins e Maranhão ficaram acima).

Outro ponto positivo é que o aumento nas vendas no Ceará está sendo impulsionado por setores diversos, desde carros a supermercados, passando por remédios, roupas e eletrodomésticos.

A única exceção é o nicho de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação, que vem assinalando retrações consecutivas.

Turismo em alta

Também vem de uma pesquisa do IBGE outro dado animador, dessa vez sobre o turismo cearense. Com uma expansão de 11,9% no volume de atividades turísticas em janeiro (tendo como base de comparação dezembro/23), o Ceará registrou o maior crescimento do Brasil no indicador.

 

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário