sexta-feira, 15 de março de 2024

Oposição fala em afastamento e até prisão de Glêdson após operação da Procap em Juazeiro do Norte

 

A operação da Procuradoria de Justiça dos Crimes contra a Administração Pública (Procap) que mirou o prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra (Podemos), pautou os debates na Câmara Municipal de Juazeiro do Norte, durante a sessão plenária dessa quinta-feira (14). Na ocasião, vereadores de oposição defenderam o afastamento e até mesmo a prisão do prefeito.

A operação que mirou Glêdson investiga suposto direcionamento numa dispensa de licitação que selecionou uma empresa para executar a coleta de lixo no município. A ação da Procap resultou, ainda, no afastamento da secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos (Semasp), Genilda Ribeiro, e as quebras dos sigilos bancário e fiscal dos envolvidos para aprofundar as investigações.

Na Câmara, a oposição criticou, sobretudo, as recentes declarações de Glêdson. Em entrevista coletiva após a operação, ele disse que não descartava a possibilidade de estar sendo vítima de uma ‘tramoia política’. No entendimento dos parlamentares de oposição, a declaração do prefeito coloca em xeque o trabalho realizado pelo Ministério Público do Ceará (MPCE).

“O prefeito quis fazer um palanque político, desmerecendo e colocando em dúvida uma instituição tão séria como o Ministério público, como também a Polícia Civil do Ceará da qual ele faz parte”, disse o presidente da Câmara, vereador Capitão Vieira Neto (MDB).

Já Darlan Lobo (PRD) disse que esperava, além dos cumprimentos de busca e apreensão na casa de Glêdson, o afastamento e até mesmo a prisão do prefeito. Ele destacou, ainda, que a operação é fruto de uma denúncia protocolada por um grupo de vereadores em 2021, nos primeiros meses da gestão Glêdson Bezerra.

“A gente vinha esperando só isso não, a gente vinha esperando, senhor prefeito, era o seu afastamento e a sua prisão, pelo teor da denúncia que fizemos”, disse Darlan Lobo.

Na sessão, pelo menos nove vereadores comentaram sobre a operação da Procap, seja em pronunciamentos ou apartes. A base do prefeito na Câmara, com apenas dois vereadores, ficou acuada diante das críticas incessantes à gestão municipal. O líder do governo na Câmara, Rafael Cearense (Podemos), chegou a se manifestar em defesa de Glêdson e Genilda.

“A população vem vendo o trabalho do prefeito durante todo esse mandato dele, buscando baixar esses contratos para que sobre dinheiro e possa ser investido na população. Nós respeitamos a opinião da oposição. Eles fazem aqui o seu trabalho, que é normal no parlamento, mas nós enxergamos aquilo que foi feito pela atual gestão de entrega para a população”, afirmou.

Por Rogério Brito
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário