sexta-feira, 22 de março de 2024

Exclusivo! Ano passado teve 19 mulheres mortas no Cariri, sendo 42% em Juazeiro


O Programa Fortaleza + Futuro está com inscrições abertas para cursos profissionalizantes gratuitos no mês de abril. São ofertadas 640 vagas nas formações realizadas em parceria com o Senac e o Senai.

Há cursos nas áreas de moda, gastronomia, saúde, beleza, gestão e tecnologia da informação, com carga horária entre 20h/a e 160h/a. Ao final os alunos receberão certificado. (Confira a lista dos cursos ofertados)

Os cursos profissionalizantes são destinados para moradores de Fortaleza a partir dos 16 anos. Para se inscrever basta acessar o portal Mais Futuro ou ir até a Unidade de Atendimento do Desenvolvimento Econômico na Avenida Santos Dumont, 2500, no Bairro Aldeota, apresentando documento oficial com foto (RG), CPF, comprovante de escolaridade e de residência.

Além da documentação, é necessário seguir alguns requisitos que mudam de acordo com o curso escolhido com critérios de hipossuficiência.

As aulas são ministradas nas unidades do Senac e do Senai, além de equipamentos da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico.

Por Lena Sena, g1 CE No ano passado oito mulheres foram assassinadas em Juazeiro ou 42% em relação ao total de 19 assassinatos contra pessoas do sexo feminino no Cariri, significando mais que os 36% na comparação com 2022. Os crimes ocorreram nos bairros Frei Damião (02) e os demais no Centro, Lagoa Seca, Limoeiro, Triângulo, João Cabral e Romeirão. Após Juazeiro vem Crato (com 05), Farias Brito (02) e as demais em Santana do Cariri, Caririaçu, Missão Velha e Aurora.

Em 2022 foram assassinadas no Cariri 22 mulheres contra 19 no ano passado representando três a menos ou 13,6% de decréscimo. Segundo levantamento feito pelo Site Miséria, a maior parte dos crimes tem relação direta com ciúmes. Já segundo a faixa etária, duas adolescentes foram assassinadas ano passado no Cariri ou 10,5% do total. Enquanto isso, oito situadas na faixa etária de 18 a 30 anos (42%) ou um pouco mais que os 32% na comparação com o ano imediatamente anterior.

Enquanto isso, acima de 30 anos, foram outras nove (47%) em 2023 ou um pouco menos que os 59% comparando com o ano anterior. As formas foram as mais diversificadas sendo 11 com armas de fogo (58%), outras cinco a facadas (26%), duas por asfixia (10,5%) e uma por queda após empurrão no caso de Bárbara, a primeira morta no ano passado.

No Cariri, mulheres foram mortas em seis cidades, sendo quatro no mês de janeiro, três nos meses de abril, agosto e outubro, uma nos meses de fevereiro, março, junho, julho, novembro e dezembro. Só não tivemos assassinato de mulheres nos meses de maio e setembro. Do total de 81 homicídios durante 2023, em Juazeiro, foram 73 homens e oito mulheres representando 9,8% do sexo feminino ou pouco menos que os 10,5% registrados em 2022 nessa mesma comparação.

Confira abaixo a relação de todas as mulheres assassinadas no decorrer do ano passado na região do Cariri:

JANEIRO (04)

03/01/23 - Bárbara de Melo Santana, de 40 anos, que residia na Rua Dom Bosco (Franciscanos) em Juazeiro do Norte, morreu no HRC cinco dias após agredir uma pessoa e ser empurrada quando caiu batendo a cabeça no solo sofrendo traumatismo craniano num suposto crime de homicídio culposo. O fato aconteceu em frente a um bar na Rua São Domingos (Centro), onde a mesma chegou embriagada à procura do ex-namorado.

13/01/23 Ana Paula Galeno da Costa, de 20 anos, que residia na Rua Monsenhor Lima (Bairro Pinto Madeira) em Crato, foi morta a tiros dentro de uma casa no Distrito de Dom Leme em Santana do Cariri. Era suspeita de envolvimento com drogas e os acusados, motivados por briga de facções, foram matar uma dupla que fugiu e terminaram assassinando a garota que estava com eles.

19/01/23 Aurélia Priscila Ferreira dos Santos, de 32 anos, que residia na Avenida JPB de Menezes (Batateiras) e era vendedora, foi morta a tiros numa casa na Rua 5 da Quadra G no Conjunto Madre Feitosa do Minha Casa Minha Vida (São José) em Crato. Homens armados e encapuzados arrombaram a porta do imóvel e mataram ainda o seu filho Clécio Ferreira Matos Filho, de 14; e Ricardo Wágner Domingos dos Santos, de 18 anos, que residia na Rua 7 de Setembro (Pinto Madeira). Ela respondia contravenção penal e já tinha sido vítima de ameaça e violência doméstica em Juazeiro. Foram presos numa chácara no bairro Pedrinhas em Juazeiro Hyslan da Silva Vieira, de 18, apelidado por "R15"; Arylan Delfino da Silva, de 21, o "Borracha"; e Lucas Nascimento Cardoso, de 22 anos, o & quot;Paulista", e apreendido um menor de 16 anos.

31/01/23 Tamires Lima da Silva, de 18 anos, que residia na Rua Desembargador Edmilson da Cruz Neves (Bairro Vila Alta) em Crato, foi morta a golpes de faca, espancamentos e enterrada numa cova rasa em meio a um matagal na Rua Glicério Benício Pinheiro (Bairro Pimenta). Ela estava desaparecida desde a noite do dia 27 e a polícia prendeu Cicero Jefferson Salu Dias de Brito, de 23, o Davi ou BH, e Raisha Bruna Matos da Silva, de 18 anos, no bairro Frei Damião em Juazeiro. O crime pode ter motivação em brigas de facções. No dia 9 de maio de 2023, em São Paulo, foi presa outra envolvida Milene Alves Rodrigues, de 19 anos.

FEVEREIRO (01)

08/02/23 Maria das Dores da Silva, de 41 anos, que residia na Rua do Ferreiro (Bairro Pernambuquinho) em Caririaçu, foi encontrada morta sobre a cama no quarto de casa. Ela apresentava duas profundas lesões a golpes de faca no pescoço e morava sozinha mesmo tendo três filhos.

MARÇO (01)

03/03/23 Yanny Brena Alencar Araújo, de 26 anos, que residia na Rua Manoel Valdir Pires (Lagoa Seca) em Juazeiro do Norte e era médica e vereadora-presidente da Câmara Municipal, foi morta em casa por asfixia pelo seu namorado Rickson Pinto Lucena, de 27 anos, que praticou o suicídio por enforcamento com fios e ainda tentou simular um duplo suicídio.

ABRIL (03)

22/04/23 Maria Peixoto da Silva, de 62 anos, que residia na Rua Arnaldo Parente (Limoeiro) em Juazeiro do Norte, teve o corpo encontrado num matagal perto da ponte das Timbaúbas na Rua Madre Nely Sobreira. Ela foi morta por asfixia e paulada no abdômen desfechada por um homem que a atraiu para o matagal quando saiu de casa para ali deixar umas sacolas de lixo. No dia 10 de maio de 2023 a polícia prendeu, em Barbalha, o principal acusado Wellington dos Santos da Silva, de 40 anos, o "Cocão" ou Aranha", que confessou o crime. Ele disse que queria matar a filha dela e, como não encontrou, matou a mãe

25/04/23 Maria Tereza Xavier Maia, de 35 anos, que residia na Avenida Brasília no centro de Missão Velha e era técnica em enfermagem, foi morta a golpes de faca perto de sua casa pelo ex-namorado e frentista Gleydson Alves Antão, de 40 anos, que tentava reatar o namoro. Depois se auto esfaqueou e terminou socorrido ao hospital, sendo, depois, recolhido à cadeia pública.

30/04/23 Leda Francisca de Alcântara Neta, de 30 anos, que residia em Juazeiro, foi morta a tiros pelo companheiro Aparecido Soares de Souza, de 42 anos, que praticou o suicídio numa casa no Sítio Monte Alegre em Farias Brito. Eles tinham ido rever familiares e Aparecido respondia por crime contra a economia popular, danos, porte de arma e tinha sido vítima de atentado à bala em agosto de 2022 em Farias Brito

JUNHO (01)

24/06/23 - Maria Aparecida de Jesus, de 31 anos, a "Cidinha", que era moradora de rua teve o corpo encontrado no matagal de terreno baldio na Rua Manoel Tavares Lopes (Frei Damião) em Juazeiro do Norte. Ela tinha sido vista por um familiar na noite anterior e apresentava perfurações a faca. A mesma não respondia crimes, era usuária de drogas e costumava perambular pelo Frei Damião e bairros próximos. Até já tinha sofrido atentado à faca perto da Rodoviária de Juazeiro. No dia 28 de junho de 2023 a polícia prendeu Antonio Germano Pereira Neto, de 46 anos, o "Antonio de Doda", como autor do crime.

JULHO (01)

09/07/23 Janiele Sousa Silva, de 16 anos, foi morta com quatro tiros na porta de sua casa no Sítio Grajaú na zona rural de Farias Brito. O crime foi praticado por dois homens que fugiram numa moto.

AGOSTO (03)

04/08/23 Raysse Batista do Nascimento, de 24 anos, que residia na Rua Saturnino Candeia (Bairro Alto da Penha) em Crato e era vendedora foi morta a tiros por um homem na via a caminho do Mutirão quando trafegava numa moto. Ela já tinha sido vítima de violência doméstica, teve sua casa invadida e chegou a ser agredida num crime de homofobia.

26/08/23 - Priscila Maria Alves da Silva, de 31 anos, que residia na Rua Emílio Cabral por trás do INSS (Bairro Araçá) em Aurora, foi morta a tiros na calçada de sua casa. Segundo sua companheira Amanda Paulino de Sousa, de 29 anos, o crime foi praticado por dois homens que estavam encapuzados e fugiram numa moto. Ela correu para o interior do imóvel e não foi atingida pelos disparos.

26/08/23 - Thamires da Silva, de 30 anos, o transexual "Tiago" que residia na Rua Mariana Dantas de Medeiros (Triângulo) em Juazeiro do Norte, foi morto com vários tiros na cabeça perto de sua casa nas imediações da Praça do Prourb. Executores atraíram o trans para uma conversa e executaram. Recentemente tinha se envolvido numa briga em um bar.

OUTUBRO (03)

10/10/23 Larissa Giorane Gomes Bezerra da Silva, de 19 anos, que residia na Rua Moacir Gondim Lóssio (Bairro Muriti) em Crato, morreu no HRC momentos após ser baleada no cruzamento das ruas Capitão Coimbra e Nossa Senhora Aparecida (João Cabral) em Juazeiro do Norte. Existem informações que os atiradores tentavam matar uma pessoa apelidada por "Cabeça" e a jovem, que estava com ele, terminou atingida pelos disparos.

13/10/23 Aline de Souza Macedo, de 25 anos, a "Aline da Feira" que residia na Rua Farias Brito (João Cabral), foi morta a tiros no cruzamento da Avenida Paraná com a Rua Farias Brito (Romeirão) em Juazeiro do Norte. Ela estava numa moto com sua companheira Luana Sued Guedes da Silva, de 26 anos, a "Sorvetinho" que mora no bairro Frei Damião, quando foram surpreendidas pelos disparos efetuados por dois homens numa moto. Luana foi socorrida e escapou no HRC a qual responde por tráfico de drogas e porte de arma.

14/10/23 Cláudia Barbosa Maia, de 35 anos, a "Cacá", que residia na Vila Vitória no Sítio Alto (Distrito de Ponta da Serra) em Crato, foi morta a facadas pelo namorado José Rivaldo Carneiro Lucas, de 44 anos, que terminou preso. Ela tinha bebido com amigos e chegava em casa e, ao tentar fechar a porta, o acusado empurrou e desfechou os golpes nas frente das duas filhas menores dela. Cacá” respondia procedimentos por tráfico de drogas.

NOVEMBRO (01)

26/11/23 - Elisângela Gonçalves de Oliveira, de 39 anos, que residia na Rua Joaquim Pinheiro Monteiro (Bairro Zacarias Gonçalves) em Crato, foi morta a tiros perto de sua casa. Ela já tinha sido vítima de violência doméstica no dia 9 de outubro de 2010 por seu companheiro Francisco Eldo da Silva, de 41 anos.

DEZEMBRO (01)

28/12/23 - Ingrid Moreno Batista, de 17 anos, que residia na Rua Francisco Wilson Bezerra (Frei Damião) em Juazeiro do Norte e era estudante, morreu no HRC após ser baleada na Rua Tenente Alfredo naquele bairro. No local, assassinaram o seu cunhado Alysson Barbosa Costa, de 33 anos, o serigrafista "Alisson Pantera", que ali residia e respondia por vários crimes.

 

Por Demontier Tenório

Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário