quinta-feira, 14 de março de 2024

Pacientes oncológicos têm com tratamento prejudicado após quedas de energia danificarem equipamento


 As oscilações na rede de energia elétrica desta terça-feira (12), danificou um dos aparelhos de radioterapia do Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, em Barbalha. A equipe de Reportagem do Site Miséria esteve na unidade hospitalar e conversou com a direção da hospital sobre essa situação.

De acordo com a Direção da unidade, o acelerador linear, um dispositivo utilizado dentro do serviço de radioterapia, teve uma das placas danificadas na noite da última terça-feira. Essa não é a primeira vez que um equipamento da unidade é danificado pelas oscilações de energia. No mês de fevereiro, outro equipamento do setor precisou ir para manutenção após queda de energia no município.

Estamos enfrentando uma série de dificuldades ao longo dos anos devido a essa problemática, com prejuízos em termos de tecnologia e financeiro. São dois aparelhos de acelerador linear que estão parados. Somos referência para 45 municípios da macrorregião do Cariri e toda essa situação acaba prejudicando assistencialmente nosso atendimento”, afirmou o Vice-Diretor Shairon Alexandre.

Para a médica radiologista, Saionara, essa situação prejudica o atendimento aos pacientes oncológicos. “Quando falamos de paciente oncológico, o atendimento precisa acontecer o quanto antes. O Hospital tem feito todos os esforços possíveis para tratar nossos pacientes em tempo hábil. E infelizmente essa situação [da queda de energia] foge da nossa competência. Por isso, pedimos não só a população, mas também as autoridades que pressionem a Enel para que a prestação de serviço possa melhorar o quanto antes”, ressaltou.

A Enel Ceará informou que uma falha em três linhas de distribuição em Juazeiro do Norte causou suspensão no fornecimento de energia em alguns localidades da região do Cariri.

Confira a entrevista completa:

https://youtu.be/eQRjyZx9gH4

 

Por Cícero Dantas
Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário