sexta-feira, 22 de março de 2024

Fortaleza tem show de Nego Gallo neste fim de semana; confira dicas culturais

 


O rapper Nego Gallo, figura importante da cena hip hop de Fortaleza, faz show neste fim de semana na Estação das Artes. Além dele, se apresentam Emiciomar, Má Dame, Ynaiã e Piájay. Outros espaços públicos e também privados fazem eventos na capital. Confira a agenda cultural do g1 Ceará!

Show de Nego Gallo e Baile Marrom de Emiciomar

Nego Gallo, Emiciomar, Má Dame, Ynaiã e Piájay são destaques da programação musical do fim de semana na Estação das Artes. Gratuitas, as atividades incluem Baile Marrom na sexta (22), show “O importante é enquanto se é presente” no sábado (23) e Domingo na Estação (24) com pintura infantil e espetáculo “D. Menina”, do K’Os Coletivo. A programação começa a partir das 17h30 da sexta-feira (22).

Show “Todo Mundo Vai Saber”

Na semana em que o Cineteatro São Luiz comemora 66 anos, a cantora Amelinha (Pessoal do Ceará) sobe ao palco cearense para apresentar seu novo show “Todo Mundo Vai Saber”, neste domingo, dia 24 de março, às 18 horas. O repertório da apresentação no Cineteatro São Luiz conta com canções próprias que fizeram sucesso e também músicas de compositores de sua terra natal.

Museu da Imagem e do Som (Mis)

O Museu da Imagem e do Som (Mis) promove nesta sexta-feira (22) uma fala aberta ao público com o casal de produtores cinematográficos Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, às 18h, na sala imersiva. A mediação será do cineasta Rosemberg Cariry. O momento acontece em comemoração aos 100 anos do audiovisual cearense, e em parceria com o Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema e o Cineteatro São Luiz.

Biblioteca do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ)

De 20 a 22 de março a Biblioteca Cristina Poeta, espaço do Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ), realizará diversas atividades em um evento festivo que visa celebrar a literatura e fomentar o hábito da leitura, além de incentivar a participação de artistas que atuam nesse ramo.

Em sua sexta edição, a Semana da Biblioteca é realizada anualmente e acontece durante o mês de março em alusão às datas relacionadas a escritores da literatura brasileira, além do Dia do Contador de Histórias, o Dia Internacional da Poesia e o Dia do Bibliotecário. Confira a programação completa no site.

Espetáculo Paixão de Cristo

O bairro José Walter, um dos maiores bairros de Fortaleza, será palco do tradicional espetáculo da Paixão de Cristo, Gólgota. O espetáculo será apresentado em Fortaleza, no bairro José Walter, nos dias 29 e 30 de março, sempre às 20h, no Campo do Onélio Porto. Antes, será apresentado em Camocim e em São Gonçalo do Amarante. O acesso é gratuito.

Exposição no Museu da Cultura Cearense

O Museu da Cultura Cearense (MCC) e o Museu de Arte Interplanetária (MAI) abrem, na próxima quarta-feira (27), às 18h, na sala 1 do MCC, a exposição “Museu da Mão”. Concebida pelo artista paulistano Rubens Matuck, a mostra reúne mais de 400 itens, entre ferramentas, esculturas em madeira, pinturas, desenhos, gravuras, cadernos de viagens, HQs no formato de livros, peças em geral feitas à mão, fruto de trocas, reciclagens e compras que fez em viagens pelo Brasil e pelo exterior nos últimos 40 anos.

Aniversário do Mercado Alimenta CE

O Mercado AlimentaCE inicia no próximo domingo (31) as programações de aniversário de dois anos do espaço. Neste fim de semana, haverá aula-show, mostra audiovisual, feiras gastronômica e de empório, visita mediada e apresentações musicais com Marcelo Di Holanda, Mateus Farias e o pernambucano Martins.

Além disso, o equipamento recebe a panelada gigante, de 200kg, do Mercado São Sebastião. O pratinho será comercializado a R$ 7,00. Espaço da Secretaria da Cultura do Ceará gerido em parceria com o Instituto Mirante, o Mercado nasceu em 30 de março de 2022, junto com a Estação das Artes.

A programação do mês de março na Pinacoteca do Ceará une diferentes linguagens artísticas, experiências imersivas e temáticas que abrangem diferentes públicos. Nesta semana, de 21 a 24, os destaques da programação são a performance “Negrociação”, do artista carioca Yhuri Cruz, e a “Oficina Nascedouros: o peixe vai até o mar”, que propõe uma experiência imersiva a partir da obra do cearense Leonilson.

O museu contará ainda com visita mediada em Libras, atividade com bebês e oficinas para crianças autistas.

Celebração dos 100 anos do Cinema Cearense

Entre os dias 19 e 31 de março, a mostra “L. C. Barreto: 60 Anos de Cinema Brasileiro”, reúne 28 filmes da L.C. Barreto, uma das produtoras cinematográficas do Brasil, fundada por Luiz Carlos Barreto e Lucy Barreto, ícones da indústria cinematográfica nacional. O evento vai marcar o lançamento da 34ª edição do Cine Ceará, que acontecerá de 21 a 27 de setembro no Cineteatro São Luiz.

Masterclass de Acessibilidade

O Centro Cultural Bom Jardim (CCBJ) convida para a Masterclass de Acessibilidade o Grupo de Teatro Olho Mágico nesta sexta-feira (22), às 16h, no Teatro Marcus Miranda. Com o tema “Olho Mágico: Música, Cena e Acessibilidade Artística”, a Masterclass propõe o diálogo e encruzas sobre as linguagens musical e teatral ao possibilitar o fazer artístico para e com as pessoas com deficiência.

Iniciando esse momento o Grupo Olho Mágico, realizará uma apresentação a fim de demarcar o Protagonismo DEF (termo informal utilizado para referir-se às pessoas com deficiência) estabelecendo um espaço de interação entre o público e o espetáculo. A apresentação também será acessível em Libras e contará com audiodescrição.

Batuque de Mulher e espetáculo do Grupo Garajal

O Museu da Imagem e do Som promove um fim de semana com apresentação do grupo musical Batuque de Mulher no sábado (23), às 18h, e do Grupo Garajal no domingo (24), às 17h, com o espetáculo “Circo Alegria”. Toda a programação acontece na praça do MIS e é gratuita.

Novos olhares sobre a Data Magna

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE) abre nesta quinta-feira (21), a partir das 18h, no 1º piso do MAC-CE, “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”, com curadoria de Ana Aline Furtado e Cícera Barbosa.

Com peças do acervo do Museu do Ceará e obras de Adriana Clemente, Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco e Paula Trojany, todos artistas contemporâneos cearenses, a exposição reúne mais de 30 trabalhos, entre lambes, colagens, retratos, instalações, pinturas e outros, que tensionam o apagamento de mulheres negras nos processos de lutas e resistências pela liberdade.

 

Por g1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário