terça-feira, 12 de março de 2024

Governo do Ceará implanta mais cinco Creas Regionais. Potengi é contemplado



O Governo do Ceará está construindo mais cinco Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas regionais) para fortalecer o combate às violações de direitos em todo o estado. Os novos equipamentos serão construídos nas cidades de Milhã, Pacujá, Umirim, Saboeiro e Potengi, na região do Cariri.

As cinco novas unidades irão se somar aos três Creas regionais que atendem a população das regiões Metropolitana e Maciço de Baturité, em Fortaleza; Cariri, em Barbalha; e, Vale do Jaguaribe, em Iracema.

De acordo com a Secretaria da Proteção Social (SPS), os Creas serão construídos simultaneamente e terão um investimento de aproximadamente R$ 650 mil por unidade. A pasta ressaltou também que a escolha dos municípios para sediar as unidades regionais se deu por meio da análise dos dados do Censo e Mapa de Riscos Pessoal e Social do Estado do Ceará (Cemaris) de municípios de pequeno porte I e II, com até 50 mil habitantes e uma demanda de violação de direitos significativa.

Nosso objetivo é interiorizar a política da Assistência Social e combater as violações de direitos em todo o território do Ceará. A construção dos Creas vai trazer mais dignidade e cuidados para a população vulnerável do Ceará. Os novos equipamentos sinalizam o compromisso deste governo com a política da Assistência Social e, sobretudo, do combate incessante a toda e qualquer violação de direitos, destacou a titular da SPS, Onélia Santana.

Os municípios escolhidos para sediar os Creas regionais são:

Umirim, no Vale do Curu, que vai atender também a população de Miraíma, Tejuçuoca, Tururu e São Luís do Curu; Pacujá, no Sertão de Sobral, com abrangência em Varjota, Graça, Mucambo e Pires Ferreira; Saboeiro, na Região Centro Sul, contemplando os municípios de Cariús, Catarina, Aiuaba e Arneiroz; Milhã, no Sertão Central, contemplando Jaguaribara, Jaguaretama, Deputado Irapuan Pinheiro e Piquet Carneiro; e Potengi, no Cariri, atendendo os municípios de Altaneira, Antonina do Norte, Salitre e Tarrafas.

 

Por Cícero Dantas.

Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário