quarta-feira, 20 de março de 2024

Estátua de Iracema volta a jorrar água na Lagoa da Messejana após mais de 5 anos sem fonte funcionar


 

A estátua “Banho de Iracema", na Lagoa da Messejana, em Fortaleza, foi restaurada e recebeu uma bomba hidráulica para voltar a jorrar água a partir deste mês. A intervenção faz parte das obras de requalificação no local, que devem ser concluídas em abril, com o investimento total de R$ 12,6 milhões. Instalada há quase 20 anos, a estátua ficou mais de cinco anos sem o "banho".

A fonte agora funciona diariamente de 6h às 9h e de 17h às 20h. Além do bombeamento de água, a estátua foi pintada e uma nova iluminação foi instalada. A “Índia Iracema” possui 12 metros de altura, o equivalente a um prédio de quatro andares, e pesa 16 toneladas em fibra de vidro, com estrutura de aço e revestida por uma resina uretânica especial.

Foi realizada uma pintura artística da escultura na cor "bronze envelhecido", respeitando as características originais. Na base, a coloração da fibra de vidro tem tons e efeitos visuais para dar o aspecto da pedra ardósia.

O processo de envelhecimento é feito de maneira artesanal com diferentes tons e graus de coloração de pigmentos e resinas. Ao final, foi aplicado um verniz anti-pichação.

RESTAURAÇÃO DA ESTÁTUA

Para o restauro da estátua, foram realizados estudos com o levantamento dos serviços necessários para a recuperação de modo a manter as características originais do equipamento.

Os serviços consistiram na retirada de sujidades em todo o monumento, remoção da antiga cor esverdeada e pintura artística na escultura, que recebeu a cor "bronze envelhecido", respeitando suas características originais.

Também foram feitos reparos na estrutura de fibra de vidro, instalação da lança, que faz parte do projeto original do monumento, além de toda recomposição elétrica e hidráulica.

A estátua da Iracema foi modelada a partir da modelo Natália Nara Oliveira Ramos, vencedora de um concurso promovido pelo Sistema Verdes Mares, nos anos 2000, com 2.760 candidatas.

O monumento foi incorporado ao espelho d'água da Lagoa da Messejana e inaugurado em maio de 2004, como parte da comemoração dos 175 anos de nascimento do escritor José de Alencar, que nasceu e viveu no bairro da capital cearense.

O espelho d'água da lagoa é um bem tombado pelo município de Fortaleza pela Lei nº 9.201 de 27 de maio de 1987.

OBRAS DE URBANIZAÇÃO DA LAGOA DA MESSEJANA

As obras na Lagoa da Messejana incluem a instalação de novos passeios em piso intertravado, guarda-corpo, itens de acessibilidade, mobiliários urbanos, como bancos e lixeiras, novo parquinho infantil, academia ao ar livre e iluminação.

Os serviços foram responsáveis, ainda, pela criação de uma Areninha, reforma da quadra poliesportiva e pista de skate, além da construção de um píer sobre a lagoa, que recebeu piso e guarda-corpo em madeira, sendo mais um ponto para apreciação do pôr do sol com vista para a lagoa.

Os três quiosques existentes na praça também foram reformados e mais dois novos quiosques foram construídos para a venda de produtos na comunidade.

 

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/


Nenhum comentário:

Postar um comentário