sexta-feira, 22 de março de 2024

Gol é a empresa que mais paga ICMS sobre querosene de Aviação em Fortaleza; veja alíquotas


 

Você sabe quanto as companhias aérea pagam de alíquota de ICMS sobre querosene de Aviação em Fortaleza? Pois bem, nós perguntamos para a Sefaz-CE (Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará). A Gol Linhas Aéreas paga a maior alíquota do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) sobre querosene de aviação na capital do Ceará.

A alíquota padrão no Ceará sobre combustíveis é de 20%. O Ceará e diversos estados cresceram a alíquota de 18% para 20% a partir de 1º de janeiro deste ano. Geralmente, quanto mais operações as companhias aéreas realizam num determinado aeroporto, melhor conseguem negociar mais baixas alíquotas do ICMS.

Com a Gol não é diferente, está em mínimos históricos de operação no Ceará, logo desfavoravelmente posicionada em relação à alíquota de ICMS, o que não deixa de ser uma oportunidade de ganhos.

De acordo com a Sefaz-CE, os regimes especiais vigentes para as companhias aéreas, são:

Companhia Aérea           Alíquota ICMS Querosene de Aviação


Gol         12%

Latam   Isenção, 0,5%, 3%, 6% ou 9%, a depender do número de voos confirmados pela Setur

Azul        7%

Azul Conecta     7%

Voepass             9%

 

Já havíamos nos debruçado sobre algumas dessas alíquotas, quando discutimos o Decreto 35547 de 2023.

Vimos que o decreto acima flexibilizou a quantidade de voos que as companhias precisavam operar em relação ao Convênio CONFAZ 188/2017, que instituía o que era um hub aéreo.

Uma grande surpresa, entretanto, é que a Gol, embora se enquadre nas condições para pagar 6% de alíquota (dado que opera mais de 12 decolagens por dia), está pagando 12%. A divergência foi explicada pela Secretaria de Turismo do Ceará (Setur-CE), dado que o Estado não teria aprovado a alíquota reduzida para a empresa.

Lembramos que a Gol esteve envolvida em algumas “indisposições” com o Estado do Ceará em 2023. A companhia aérea terminou de desmontar seu hub ao fim do 1º trimestre de 2023 (não, a Gol não possui mais um hub em Fortaleza, nem de fato, nem de direito).

Ainda, a empresa não conseguiu de fato implementar o trecho anunciado em junho de 2023 juntamente com o Governo do Estado entre Fortaleza e Bogotá.

A oportunidade de melhoria é trazer mais operações em troca de menos impostos.

Sobre esses aumentos desejados, a Gol informou que não comentaria. Fontes do setor comentam, porém, que “as coisas devem voltar ao normal com o tempo”.

LATAM

A Latam, que não pagava imposto até início de 2023, reduziu voos e passou a pagar 0,5% de alíquota, o que ainda é muito favorável à companhia. Quando precisávamos de mais voos, entretanto, em meados de 2023, a companhia preferiu reduzir operações próprias e trocar voos de Airbus para 170 ou 220 passageiros, pelos ATRs da Voepass de 70 lugares.

Os novos destinos regionais serão sempre muito bem-vindos, mas o timing não foi o ideal pelo difícil 2023.

Conforme tabela acima, pedimos à Setur-CE que nos informasse a alíquota paga pela Latam, para fins de verificação, nos últimos 12 meses, porém, não recebemos retorno.

VOEPASS

A Voepass tem sido parceira importante do Estado. Trouxe um pacote importante de novos destinos para o Ceará: Mossoró, Campina Grande, Fernando de Noronha, e retomou voos para Juazeiro do Norte.

Foi o pouco que pudemos celebrar ano passado.

Seria importante a Voepass ter melhores alíquotas no Ceará em troca de trazer um 2º avião e, eventualmente, abrir novas bases no Estado e no Nordeste a partir de Fortaleza.

Lembrando que Fortaleza é um hub (menor) relevante da Latam e possui a conectividade que agrega muito valor à companhia regional. Os voos para Campina Grande e Mossoró provam isso.

Ademais, Latam e Voepass estarão ainda mais próximas em todo o Brasil, como mostramos em primeira mão.

Assim, seria ajustada uma distorção que é ter a Voepass pagando mais imposto que a Azul Conecta, que possui uma operação não relevante e de pouquíssimos assentos no Ceará.

 

Escrito por Igor Pires.

https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário