sexta-feira, 12 de fevereiro de 2021

Com forte retração do turismo, volume de serviços cai 13,6% no Ceará



Particularmente desafiador para o turismo e para o setor de serviços em geral, o ano de 2020 encerrou com números amargos para a atividade no Ceará. De acordo com a Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), divulgada ontem (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o setor apresentou retração de 13,6% do volume das atividades e de 12,2% da receita nominal em 2020 na comparação com o ano de 2019 no Estado, puxados pelo forte impacto das atividades turísticas, que retraíram 40,9% no ano.

Foi a maior queda do volume de serviços prestados no Ceará desde o início da série histórica em 2012, segundo o IBGE. Os serviços com maiores recuos no Ceará foram os serviços prestados às famílias, que incluem atividades como alojamento, alimentação, atividades culturais, entre outros, com queda de 38,9%. Em seguida, aparecem os transportes, serviços auxiliares aos transportes e correios (-20,7%). Serviços profissionais, administrativos e complementares também tiveram queda, de 4,8%, bem como os serviços de informação e comunicação (-0,9%). Acumulou alta apenas o grupo de outros serviços (0,5%).

Somente na comparação dos resultados de dezembro de 2020 e de 2019, o volume de serviços prestados no Ceará caiu 6,1%, também puxado pela queda dos serviços prestados às famílias (-30%) e transportes (8,7%).


Atividades turísticas

A forte retração no volume de serviços prestados no ramo de atividades turísticas sofreu influência, sobretudo, da queda das atividades dos segmentos de restaurantes, transporte aéreo, hotéis, transporte rodoviário coletivo de passageiros, agências de viagem, catering, bufett e outros, como de comida preparada. O turismo foi um dos segmentos da economia mais afetados pelo avanço da pandemia.

Em dezembro de 2020, o índice de atividades turísticas no Ceará apresentou estabilidade pela primeira vez após meses de alta, com variação de -0,1% na comparação com dezembro de 2019. A taxa vinha em uma sequência de quatro resultados positivos seguidos, acumulando ganho de 128,3%. "Mesmo com esse crescimento acumulado no período, o segmento de turismo cearense ainda precisa avançar para retornar ao patamar de fevereiro", aponta o relatório da Unidade Estadual do IBGE no Ceará.

Na comparação entre dezembro de 2020 e de 2019, o índice de volume de atividades turísticas no Estado do Ceará apresentou retração de 30,6%, a décima taxa mensal negativa seguida.


Brasil

No País, o setor de serviços registrou queda de 7,8% em seu volume no acumulado do ano de 2020, o recuo mais intenso do indicador desde o início da série histórica, em 2012. Considerando apenas o mês de dezembro, o setor também teve quedas na comparação com novembro de 2020 (-0,2%) e em relação a dezembro de 2019 (-3,3%).

As atividades turísticas no País perderam 36,7% em volume de serviços prestados em 2020 ante 2019. A estabilidade do índice em dezembro veio após sete meses seguidos de altas, mas ainda foi insuficiente para apagar as fortes perdas no auge da pandemia. O segmento ainda necessita avançar 42,9% para retornar ao patamar de fevereiro.


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário