terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Em um ano, quantidade de denúncias anônimas pelo canal 181 caem no Ceará



A quantidade de denúncias anônimas registradas pelo Disque-Denúncia, no canal eletrônico 181, caiu 16% entre 2019 e 2020. De acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Ceará (SSPDS), ano passado foram contabilizadas 6.695 denúncias neste número, enquanto o período anterior registrou 7.977 casos.

Em 2020, a média, de acordo com a Coordenadoria de Inteligência (Coin) da SSPDS, que gerencia as ligações recebidas pelo 181, foi de mais de 18 denúncias por dia e, em média, 558 por mês. Já em 2019, foram 22 ligações por dia e quase 665 por mês.

A SSPDS informou ainda que, no ano passado, as principais denúncias foram relacionadas ao tráfico de drogas, armas de fogo, assim como informações sobre crimes de estelionato, contrabando e crime ambiental. O balanço demonstra que, cada vez mais, a população tem utilizado o serviço para colaborar com as ações policiais.


Quantidades de denúncias no 181 por ano no Ceará

  • 2020 - 6.695 denúncias
  • 2019 - 7.977 denúncias
  • 2018 - 8.989 denúncias


Essa é, pelo menos, a segunda queda consecutiva, uma vez que em 2018 o canal registrou 8.989 denúncias anônimas.

O secretário da SSPDS, Sandro Caron, reforça a importância do 181 pela interação da sociedade com a segurança pública. “É um princípio nosso de atuação no serviço de Disque-Denúncia, garantir o anonimato de quem passa as informações, ou seja, preservamos a segurança de todos os cidadãos e cidadãs cearenses que colaborarem com a segurança pública. A partir dessas informações recebidas, conseguimos realizar prisões de homicidas e traficantes e apreensões de drogas. Realizamos também apreensões de armas e obtivemos sucesso em várias operações da Polícia Civil e da Polícia Militar em todo Estado do Ceará”, destaca o secretário.

O Disque-Denúncia é um dos canais de denúncias ofertados pelas forças de segurança pública do Ceará, que colaboram na efetividade do trabalho policial na realização de um maior número de prisões e apreensões. A população pode repassar informações específicas sobre suspeitos ou informações que precisam de checagem mais apurada, sendo necessário realizar diligências para identificar o alvo.

As ligações para o canal são gratuitas, 24 horas por dia. Porém, a SSPDS explica que as denúncias de ocorrências que estejam acontecendo no momento da ligação do cidadão devem ser feitas pelo número 190, da Coordenadoria Integrada de Operações de Segurança (Ciops).


Por Samuel Pinsua, G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário