terça-feira, 16 de fevereiro de 2021

Ex-delegado é preso furtando produtos em loja de shopping no bairro Papicu



O ex-delegado da Polícia Civil Delmiro Baturité Queiroz Zamenhof foi preso, na tarde desta segunda-feira (15), logo após furtar produtos de uma loja em um shopping do bairro Papicu, em Fortaleza

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública, o ex-delegado foi abordado por policiais militares com sacolas de compras sem apresentar notas fiscais que comprovassem o pagamento dos produtos.

A equipe conduziu o homem ao 15º Distrito Policial (DP), no bairro Cidade 2000, onde ele foi ouvido e autuado em flagrante por furto. À reportagem, a família informou que o ex-delegado convive com transtornos psicológicos.


Expulsão

No ano de 2013, o então delegado foi expulso da Polícia Civil por decisão do Governo do Estado do Ceará. Ele vinha sendo investigado pela Controladoria Geral de Disciplina dos Órgãos de Segurança Pública e Sistema Penitenciário (CGD), sob a acusação de transgressão disciplinar de natureza gravíssima.

Conforme o relato, ele utilizava um cartão com senha para abastecimento exclusivo da viatura da delegacia do 9º DP, no bairro Dunas, de forma indevida, pois a viatura já havia entrado em desuso e estava recolhida para leilão no Departamento de Transportes da Polícia Civil.

Outro cartão, para o abastecimento da viatura da Delegacia Municipal de Santana do Acaraú, também foi utilizado indevidamente pelo delegado. Assim, conforme a investigação da CGD, Delmiro Baturité abastecia seu carro particular com combustível pago pelo Estado do Ceará.


Liberação indevida de presos

O então delegado já havia se envolvido em outro episódio polêmico, quando teria liberado do plantão do 34º DP, no bairro Centro, um grupo de pessoas detidas pelo BPRaio com drogas. Naquela época, ele negou a acusação. Delmiro Baturité foi afastado do cargo por não autuar em flagrante suspeitos de tráfico de drogas. 


Suborno

No ano de 2015, o ex-delegado foi preso na cidade de Maracanaú, na Região Metropolitana de Fortaleza, após ter tentado subornar policiais militares, que chegaram que o veículo conduzido por ele estava com a numeração adulterada. Ele também foi autuado por corrupção ativa e porte ilegal de arma de fogo. 


Fonte: Diario do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário