quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Restaurantes em Fortaleza se adaptam ao decreto e fecham 2h mais cedo na 1ª noite de medidas restritivas



Restaurantes localizados no polo gastronômico do Bairro Varjota, em Fortaleza, encerraram as atividades duas horas mais cedo na noite desta quarta-feira (3), quando entrou em vigor o decreto que determinou medidas mais rígidas de funcionamento das atividades não essenciais.

Clientes tiveram que deixar as dependências dos estabelecimentos às 20h, horário limite para o funcionamento pelos próximos 15 dias. Nos fins de semana, o funcionamento será até 15h. A medida é válida de 3 a 17 de fevereiro.

O empresário Ordomar Furtado, dono de um dos restaurantes, comenta sobre as consequências da medida. Segundo ele, houve a necessidade de redução do quadro de funcionários com a decisão do governo estadual.

"Esse decreto pegou a gente de surpresa. A gente teve que dar férias para alguns funcionários, realizar algumas demissões para poder se adequar, porque como reduziu o horário, teve redução no número de pessoas. Alguns funcionários saíram chorando. A gente mal se recuperou do prejuízo do ano passado e agora ficou muito complicado, não sei como vai ser no decorrer desses 15 dias", afirmou.

De acordo com o decreto, os estabelecimentos que descumprirem a medida poderão pagar multa de até R$ 75 mil, além de sofrer interdição por sete dias. Em caso de reincidência, a interdição poder ser estendida por até 30 dias.


Horário reduzido

O governador Camilo Santana (PT) anunciou nesta terça-feira (2) que serviços não essenciais em Fortaleza, como comércios e restaurantes, só vão poder funcionar de segunda a sexta-feira, das 6h às 20h. Aos fins de semana, os estabelecimentos só podem funcionar até as 15h.

Também aos fins de semana, shoppings poderão funcionar até 20h. A decisão, válida por 15 dias, acontece após aumento no número de casos de Covid-19 em Fortaleza, e passa a valer a partir desta quarta-feira (3).

Durante a live, o governador Camilo Santana chegou a anunciar que a restrição de horários para atividades econômicas até 20h seria de segunda a quinta-feira, e que de sexta a domingo, os serviços não essenciais funcionariam até 15h. No entanto, houve uma correção logo em seguida.

Atividades essenciais vão continuar ocorrendo normalmente. Restaurantes também poderão continuar funcionando por meio de delivery. O governador relembrou, ainda, que as atividades vão funcionar normalmente no período do carnaval. Festas, shows e eventos sociais públicos e privados estão suspensos.

"O que tem aumentado os números de casos (de Covid-19) aqui no Ceará são as festas e as aglomerações. Esse é o apelo que eu sempre tenho feito porque a pandemia ainda não acabou. É importante que cada um de nós possamos dar a sua contribuição. Nós só podemos sair dessa juntos, se todos colaborarem", apela Camilo.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário