terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Três pacientes do Ceará são confirmados com nova cepa de coronavírus vinda de Manaus



Três pacientes do Ceará foram confirmados com a nova cepa do coronavírus vinda de Manaus, declarou a Secretaria da Saúde do Estado do Ceará (Sesa). O órgão explicou que o resultado foi obtido por meio de análises realizadas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) no Ceará e no Amazonas.

A Sesa informou que, por meio de sequenciamento total, três amostras com genoma específico da linhagem do novo vírus foram detectadas. Dois casos confirmados são relacionados a viajantes. O terceiro caso refere-se a contactante (pessoa residente no Ceará), provavelmente já característico de transmissão comunitária no Ceará.

Viajantes vindos de áreas com nova cepa do coronavírus devem fazer quarentena de 14 dias ao chegar no Ceará, recomenda Sesa

As identidades dos pacientes com amostras detectadas serão preservadas. No dia 29 de janeiro, a Sesa informou que 55 pacientes eram monitorados devido à suspeita de estarem infectados com a cepa oriunda da capital do Amazonas.

De acordo com a Secretaria, eram 33 pacientes do sexo masculino e 22 do sexo feminino; que no grupo, apenas um paciente veio transferido de Manaus; e que os 55 pacientes sob investigação no Ceará, 40 são viajantes e 15 são pessoas que tiveram contato com infectados.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário