quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Eleição da Policlínica é anulada em Icó por suspeitas de fraude; entenda



A eleição para escolha da presidência do Consórcio Público de Saúde da Microrregião de Icó, no Centro-Sul, foi anulada pelo Governo do Estado, nesta quarta-feira (13), por suspeitas de fraude no processo. A escolha inicial para o cargo foi tomada no último dia 11 de outubro, com a presença dos sete representantes dos municípios integrantes do grupo (Baixio, Ipaumirim, Umari, Lavras da Mangabeira, Cedro, Orós e Icó). 

“Na ocasião, declarou-se vencedor o Município de Baixio, por 07 votos a 06, sendo que o peso de 05 votos do Estado do Ceará foi para o Município de Baixio, além do próprio voto desse ente e do voto do Município Cedro, sendo que os demais municípios votaram em Umari, inclusive Icó, que possui o peso de 02 votos”, destaca ofício assinado pelo secretário da Saúde do Ceará, Marcos Gadelha. 

Ainda conforme o documento, “a equipe técnica transmitiu dados equivocados” ao secretário da Saúde, conduta que está sendo investigada. “Houve empate entre os Municípios de Baixio e de Umari nos Índices de Mortalidade Infantil e de Mortalidade Materna, havendo o desempate no critério relativo ao percentual de recursos próprios aplicados em saúde, obtido no Sistema de Informações sobre Orçamentos Públicos em Saúde”, explica. 

Desta forma, o voto do Estado foi para o município de Baixio - parecer que foi anulado pela decisão assinada ontem (13). Segundo o documento, uma nova Assembleia deve ser convocada, em até 72 horas, entre os municípios do Consórcio.







Nenhum comentário:

Postar um comentário