Segundo números publicados pela Nasdaq – a bolsa de valores do mercado de tecnologia -, a queda do Facebook nesta segunda-feira (4) fez a empresa perder cerca de 5,34% de valor de mercado, até o momento. Em valores, a porcentagem representa cerca de US$ 50 bilhões, que é o valor total estimado da rede social Twitter.
Ainda de acordo com a Nasdaq, as ações do Facebook também caíram e, até o momento, estão avaliadas a US$ 326,23 – uma queda de 4,9%.
Além do Facebook, o WhatsApp e o Instagram, que também pertencem ao empresário Mark Zuckerberg, ficaram indisponíveis para os usuários.
A falha generalizada no acesso mostra para os usuários uma mensagem de erro no domain name system (DNS) – a tecnologia que liga o endereço usado para se chegar aos sites internet protocols (IPs) dos servidores correspondentes que hospedam o conteúdo das páginas.
Na prática, é como se os números de telefone dos serviços do Facebook tivessem sido apagados da gigantesca agenda da internet. O gestor do DNS do Facebook e dos demais serviços é o próprio Facebook, o que pode significar que uma atualização malsucedida ou um erro grave nos principais servidores das redes sociais possa ter acontecido.
Outras plataformas foram atingidas
Outras plataformas sociais, como o Telegram e o Twitter, apresentaram instabilidades e funcionam de maneira intermitente, com usuários de todo o mundo registrando queixas pelo serviço internacional de monitoramento de servidores e aplicativos Downdetector.
Com informações da Agência Brasil
Nenhum comentário:
Postar um comentário