segunda-feira, 21 de março de 2022

Irmãos desenvolvem ferramenta inovadora para acelerar diagnóstico de Covid-19 e outras doenças, no Ceará



O universitário Lucas Delerino, do 9º semestre de enfermagem da Universidade Federal do Ceará, e o irmão dele, o desenvolvedor Ttito Delariano, elaboraram o software Helper, um assistente laboratorial com solução tecnológica que permite a análise e interpretação de resultados de forma automatizada.

A ferramenta facilita a liberação de exames para Covid-19 e acelera o retorno de resultados de diagnóstico e a tomada de decisões por parte das autoridades sanitárias.

A elaboração do Helper contou com o apoio da bioinformata Suzana Almeida. Durante todo o processo, a pesquisa foi orientada pelo professor Fábio Miyajima, pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Atualmente, o software se encontra em fase de registro pela Fiocruz junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), após ter tido prova conceitual e validação realizadas no Laboratório de Biologia Molecular Covid-19, do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (HEMOCE), em Fortaleza.

O Helper integra todas as informações contidas nas amostras e, em menos de 30 segundos, envia automaticamente os ensaios diagnósticos para alimentar os bancos de dados das autoridades de saúde pública.

Uma das inspirações para a equipe de cientistas cearenses veio da experiência do programa Biolaudo, criado pela unidade de Bio-Manguinhos, da Fiocruz (RJ), e utilizado pela Unidade de Apoio de Diagnóstico da Fiocruz Ceará (UNADIG-CE).


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário