quinta-feira, 17 de março de 2022

Jovem do sistema socioeducativo passa no vestibular e tem mudança de horário de internação para cursar música

 


Após quatro meses cumprindo medida socioeducativa de internação, um jovem em conflito com lei de 18 anos vai cursar música pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) em Crateús, no Sertão dos Inhamuns.

De acordo com a Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE), em 2021, o jovem foi sentenciado a uma medida socioeducativa em regime de internação no Centro Socioeducativo Aldaci Barbosa Mota, no Bairro Padre Andrade, em Fortaleza. Antes, ele estava em uma unidade de acolhimento de Nova Russas, no Vale do Jaguaribe.

Segundo a DPCE, o jovem frequentava a escola e estava inscrito para realizar a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Com a transferência para Fortaleza, a equipe do Aldaci Barbosa levou João até Nova Russas para que ele pudesse fazer as provas. João realizou a prova e a aprovação veio.

Com isso, de acordo com DPCE, ele é o primeiro jovem que cumpre medida de internação nos centros socioeducativos do Estado a ingressar no ensino superior.


Autorização para estudar

Na última sexta-feira (11), após audiência solicitada pela DPCE, o juiz titular da 5ª Vara da Infância e Juventude de Fortaleza, autorizou a transferência para a semiliberdade para que ele possa cumprir a nova rotina de estudante.

De acordo com a DPCE, o jovem tem permissão para sair da unidade para trabalhar, estudar e resolver questões pessoais. A expectativa é de que até o início do próximo semestre letivo na faculdade, a liberação completa do jovem seja concedida. Na última segunda-feira (14), João já viajou para a cidade onde começará uma nova vida.

“A audiência não estava programada para agora e foi um pedido meu para que fosse logo resolvida essa situação, já que ele tinha passado no vestibular e precisava ajustar a matrícula. A decisão foi favorável e, por isso, o jovem precisou viajar o quanto antes. É uma vitória, porque sabemos que agora ele tem uma nova perspectiva de vida e vai traçar um novo caminho", afirmou a defensora pública Luciana Amaral, titular da 1ª Defensoria do Núcleo de Atendimento aos Jovens e Adolescentes em Conflito com a Lei (Nuaja).

O jovem afirmou que a mãe cantava na igreja e que a partir de então passou a ter interesse por música.

"Eu cresci ouvindo a minha mãe cantar na igreja e logo ela percebeu que eu tinha interesse pela música e assim fui me apaixonando cada vez mais. Essa faculdade vai ser importante pra mim porque quero fazer no futuro graduação de Psicologia e trabalhar com a musicoterapia, porque assim como a música me ajudou, quero poder ajudar outras pessoas também", destacou João antes da viagem.

De acordo com a psicóloga do centro educacional, Vitória Rodrigues da Silva, o resultado obtido pelo jovem motiva os demais a acreditarem na transformação por meio do estudo. “Histórias como esta dão um sentido especial ao nosso trabalho e nos motivam a continuar. É gratificante ver que contribuímos de alguma forma com o amadurecimento psicossocial desses jovens e suas famílias”, definiu.

A defensora pública supervisora do Nuaja, Andréa Rebouças, fala sobre a conquista do jovem e os desafios de garantir educação àqueles que cumprem medidas socioeducativas.

“A medida socioeducativa tem por escopo não só a responsabilização do adolescente, mas sobretudo, promover meios para reconstrução de um projeto de vida, e a educação é fundamental nesse propósito, em tornar sonhos em realidade e o estudo é um grande aliado, por isso a conquista do João tem que ser celebrada e que seja inspiração para outros adolescentes”, destaca a defensora pública.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário