quarta-feira, 11 de maio de 2022

Casa da Mulher Cearense no Cariri passa a contar com delegacia 24 horas



A delegacia que funciona na Casa da Mulher Cearense Arlete de Souza, em Juazeiro do Norte, passou a atender a região do Cariri em regime de plantão 24 h desde a sexta-feira (6). A ampliação de horário atende a uma antiga reivindicação: que as vítimas de violência fossem atendidas de forma especializada em quaisquer dia e hora, já que os crimes não têm momento para acontecer.

“Esse equipamento é muito importante para o Cariri. Para a nossa tristeza, nossa região é uma das regiões onde mais se mata mulher, onde há mais violência contra as mulheres. A delegacia funcionando nos fins de semana é muito importante porque as mulheres são violentadas dentro de casa, nos fins de semana, principalmente, quando os agressores, que são geralmente os companheiros, estão dentro de casa. E é nesse período que elas precisam ser atendidas", afirmou Mara Guedes, coordenadora da Casa.

Inaugurado em março, já passaram pelo espaço 519 mulheres. Algumas foram vítimas de violência e foram encaminhadas à delegacia. Agora, isso não vai mais ser necessário porque os policiais vão estar no local.


Medidas protetivas

De acordo com a delegada Suerda Bezerra, no local, além dos boletins de ocorrência, podem ser feitos requerimentos de medidas protetiva. Caso haja necessidade, os policiais também vão acompanhar as vítimas até a Perícia Forense para realização de exames e também farão o deslocamento da vítima até um abrigo, quando há risco de vida para a mulher e seus dependentes.


Serviços oferecidos

Além da Delegacia da Mulher, no espaço trabalham profissionais do Tribunal de Justiça, Ministério Público e Defensoria Pública. Há também atendimento psicossocial, brinquedoteca para filhos de mulheres que buscam atendimento e um local para que elas possam passar a noite caso haja necessidade. Além disso, é oferecido transporte para as vítimas que precisarem de atendimento fora do equipamento.


Endereço

Casa da Mulher Cearense no Cariri

Avenida Padre Cícero, 4501, São José, Juazeiro do Norte


Por Claudiana Mourato, g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário