quinta-feira, 5 de maio de 2022

Impasse sobre salário dos enfermeiros suspende a vacinação contra Covid em três locais em Fortaleza nesta quarta



A vacinação contra a Covid -19 foram suspensas nesta quarta-feira (4) em três locais. A imunização não ocorrerá nesta quarta-feira (4) no Centro de Eventos do Ceará, no Shopping Central e no Sesi, segundo a Secretaria Municipal da Saúde (SMS). O motivo é o impasse sobre o salário dos enfermeiros.

A população ainda poderá buscar o serviço no Shopping RioMar Kennedy, Shopping RioMar Fortaleza (Papicu), Shopping Iguatemi e em postos de saúde.

Nesta terça-feira (3), um grupo de enfermeiros realizaram um protesto em frente à sede da SMS, no Centro da capital. De acordo com a enfermeira Lídia Clara Costa, categoria pede melhores condições de trabalho e que também sejam cumpridas várias promessas que foram feitas no momento da contratação como, por exemplo, a disponibilização de vale-transporte, vale alimentação e que o salário de R$ 1.400 seja reajustado. Além disso os enfermeiros denunciam a precariedade do trabalho nos postos de saúde e em outros pontos de vacinação.

“Nosso salário está atrasado desde janeiro e muitos aqui nem receberam. Houve também uma redução de mais de 50% do nosso valor. Trabalhamos muito de domingo a domingo de 9 até 17 horas. Somos o terceiro estado com o maior número de vacinados. A gente avançou muito, e quem vacina, quem faz esse trabalho todo é a enfermagem. A gente merece respeito, condições dignas de trabalho”, disse.


Prazo para pagamentos dos profissionais

A SMS esclareceu que segue o calendário de pagamento descrito no Edital 122/2021, em relação aos profissionais que participaram do credenciamento para atuar na vacinação contra a Covid-19.

Conforme o documento, a prefeitura tem o prazo de até 60 dias para realizar o pagamento, contado da data de abertura do processo de remuneração, que é de inteira responsabilidade do profissional, de acordo o Manual do Credenciado que cita as informações referentes aos prazos e documentos necessários para abertura dos processos.

A SMS diz que em janeiro deste ano, 312 profissionais realizaram abertura de processo, no qual apenas quatro apresentaram pendências de documentação. Já em relação a fevereiro, foram 304 processos abertos, onde 15 apresentaram pendências. E em março, o pagamento está dentro do período previsto.

Em relação aos demais benefícios não contemplados no Edital de Credenciamento, a SMS afirmou que tramita projeto de lei para viabilizar a inclusão.


Por g1 Ce


Nenhum comentário:

Postar um comentário