sexta-feira, 13 de maio de 2022

Mosteiro centenário abriga imagem de Nossa Senhora de Fátima presenteada pela pastorinha Lúcia, no Ceará



A cidade de Baturité, no interior do Ceará, abriga desde 1939 uma das três imagens de Nossa Senhora de Fátima esculpidas a pedido de Lúcia dos Santos, criança que afirmou ter visto a santa em 13 de maio de 1917 junto com os colegas Jacinta e Francisco, em Fátima, Portugal.

Lúcia deu a imagem de presente ao padre português Aparício, que morou em Baturité entre 1939 e 1949, segundo o padre Eugênio Pacelli, diretor do Mosteiro dos Jesuítas, onde está a escultura.

A estátua de madeira de 1,5 m fica em um altar na Igreja do Sagrado Coração de Jesus, que faz parte do centenário complexo arquitetônico do Mosteiro. Os dois outros exemplares estão em Lisboa e em Fátima.

O padre Aparício acompanhou Lúcia desde a primeira aparição de Maria. O sacerdote trocava cartas com a pastorinha e era visto como um padre justo, com discernimento para entender as mensagens passadas pela santa à garota.

"No dia 13 de maio de 1917, Nossa Senhora aparece em Fátima para três crianças. A mais velha tinha 12 anos, que era a Lúcia. Ela aparece até o dia 13 de outubro onde ela diz e se define como "eu sou a senhora do rosário de Fátima". E ali se cria uma grande fonte de peregrinação das pessoas, que vão à procura do apoio materno de Maria para as suas necessidades", explicou o padre Pacelli.

Depois da morte do padre Aparício, a santa ficou na capela do Mosteiro dos Jesuítas, mas não se sabia sobre a importância da imagem. Foram feitos estudos, quando se descobriu o significado dela.

"Não se pode falar de devoção à Nossa Senhora de Fátima no Brasil e até no mundo sem citar Baturité. Porque Baturité, graças à presença desse padre jesuíta, padre Aparício, e da comunidade portuguesa que antigamente morava nesse mosteiro. Eles foram grandes divulgadores da devoção à imaculada, ao imaculado coração de Maria e Nossa Senhora de Fátima. Baturité é a cidade que tem a segunda imagem maior de nossa senhora de Fátima no mundo. Por que que essa imagem está localizada aqui? É fruto do início da devoção à Maria aqui em Baturité", contou Pacelli.


Mensagem de paz para o mundo

O sacerdote também explicou que, nas aparições às três crianças, Nossa Senhora de Fátima trouxe uma mensagem de paz para o mundo. E, nas vezes que a santa aparecia para Lúcia, ela pediu para que a garota divulgasse às pessoas a devoção ao imaculado coração de Maria.


Visitação

O Mosteiro dos Jesuítas completa 100 anos neste ano de 2022. A visitação ao local, fundado por portugueses, é gratuita e ocorre sempre de sexta-feira a domingo. A Igreja Sagrado Coração de Jesus, que abriga a imagem de Nossa Senhora de Fátima, também recebe devotos de todo o país.


Por Isayane Sampaio e Halisson Ferreira, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário