segunda-feira, 8 de fevereiro de 2021

Acidente em barragem deixa três operários mortos em Brejo Santo

 


O rompimento de uma tubulação da Barragem de Atalho, no município de Brejo Santo, no Sul do Ceará, causou um acidente e deixou três mortos na tarde desta segunda-feira (8). As informações são da Ministério do Desenvolvimento Regional. 

Em nota, o Ministério diz que não há indicativos de que a estrutura da barragem tenha sido afetada e que não há vazamentos. "A população que vive nas proximidades da estrutura está segura e não corre riscos", informou. 

As vítimas atuavam nos testes operacionais da tomada d'água do reservatório. As causas do acidente ainda são apuradas. O rompimento ocorreu quando eram realizados testes no sistema da barragem, por volta das 16h30. 

Segundo o órgão, o Secretário Nacional de Segurança Hídrica, Sérgio Costa, irá ao local na manhã desta terça-feira (9) para, em conjunto com o Consórcio Operador e equipe técnica do ministério, avaliar a situação e tomar as medidas necessárias. 

De acordo com a  Secretaria dos Recursos Hídricos (SRH) , a responsabilidade da obra é da empresa contratada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional. "O Estado vai entrar com socorro às vítimas e demais assistência", informou. A Polícia Civil, Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e Corpo de Bombeiros foram acionados para a ocorrência. Equipes estão no local para apurar o caso. 

O reservatório passou a receber as águas do Rio São Francisco em novembro último. O bombeamento da água estava suspenso desde agosto, quando ocorreu o rompimento de um conduto na Barragem de Jati. 

A SRH e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Ceará (Cogerh) informaram que se deslocam para o Município para averiguar o acidente. O Diário do Nordeste também solicitou mais detalhes à Agência Nacional das Águas (Ana) e ao Ministério do Desenvolvimento Regional e aguarda retorno.

 

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário