quarta-feira, 10 de fevereiro de 2021

Cascavel registra 14 tremores de terra em três dias, no Ceará



A cidade de Cascavel, na Região Metropolitana de Fortaleza, registrou 14 tremores de terra em três dias. Nove deles foram registrados na madrugada desta terça-feira (9). Os abalos sísmicos foram percebidos pelo Laboratório Sismológico da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LabSis), que monitora atividades sísmicas em toda a região Nordeste do Brasil.

O primeiro tremor desta terça, segundo o LabSis, ocorreu às 3h32 e teve magnitude 1.6 na Escala Richter. Em seguida, foi observado o segundo tremor um pouco mais intenso, de 1.8 de magnitude. Desde domingo (7), 14 tremores de magnitude inferior a 2.2 graus foram registrados no município, conforme o LabSis.

O coordenador do laboratório, Eduardo Menezes, explica que “os outros sete eventos registrados foram calculados com magnitudes preliminares inferior a 1.0”. Ele observou que nesta segunda-feira (8) dois tremores também foram registrados no município de Cascavel, destacando o evento de magnitude preliminar 1.9 que ocorreu à 1h44.

“Até agora não há informações de moradores que tenham escutado ou sentido os eventos recentes que ocorreram em Cascavel”, pontuou Eduardo Menezes. O Laboratório Sismológico da UFRN segue monitorando e divulgando a atividade sísmica da região Nordeste em tempo real. Na manhã desta terça-feira (9), o LabSis informou à Coordenadoria Estadual de Defesa Civil do Ceará (Cedec) sobre os registros dos abalos sísmicos.


Tremor no domingo

No domingo (7), o LabSis registrou, às 12h40, um tremor de terra de magnitude 2.2 graus na Escala Richter em Cascavel. No mesmo dia, outros dois eventos de magnitude inferior a 1.0 foram registrados às 7h48 e às 12h22 na região de Cascavel.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário