quinta-feira, 4 de fevereiro de 2021

Ministério da Saúde negocia 30 milhões de doses das vacinas Sputnik V e Covaxin



O Ministério da Saúde negocia 30 milhões de doses da vacina russa Sputnik V e da vacina indiana Covaxin para que possam entrar no Plano Nacional de Imunizações (PNI). A expectativa da pasta é ter acesso aos imunizantes contra a Covid-19 ainda em fevereiro.

A pasta informou que a decisão de avançar as negociações ocorre após a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizar o novo protocolo com simplificação do processo de concessão de uso emergencial e temporário de vacinas, dispensando a realização de estudos clínicos de fase 3.

Uma reunião para tratar do assunto está marcada para sexta-feira (5) com representantes do instituto russo Gamaleya e do laboratório indiano Bharat Biotech.

A farmacêutica russa, que instalou uma linha de produção no Distrito Federal, adiantou à pasta que, se houver acordo, entre fevereiro e março poderá entregar um total de 10 milhões de doses de sua vacina, que serão importadas da Rússia. E que a partir de abril passará a produzir mensalmente o Insumo Farmacêutico Ativo (IFA) e 8 milhões de doses no Brasil.

Com a mesma expectativa de êxito nas negociações, outros 8 milhões de doses Covaxin poderão ser entregues em fevereiro pela companhia da Índia, que afirmou ter condições de enviar mais 12 milhões no mês seguinte.


Fonte: Diario do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário