sexta-feira, 19 de março de 2021

Hacker suspeito de vazar dados de 223 milhões de brasileiros é preso pela PF em Minas Gerais

 


Foi preso nesta sexta-feira, pela Polícia Federal, o suspeito do maior vazamento de dados do Brasil, em Uberlândia (MG). De acordo com a investigação, o hacker, de 24 anos e conhecido como Vandathegod, é responsável pela divulgação de informações de 223 milhões de brasileiros.

Os investigadores que integram a operação da PF, batizada de Deepwater, cumprem ainda cinco mandados de busca e apreensão na própria Uberlândia e em Petrolina (PE). A pedido da PF, as ordens judiciais foram expedidas pelo ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

De acordo com o G1, os investigadores identificaram que dados sigilosos de pessoas físicas e jurídicas foram disponibilizados em um fórum na internet. A página é especializada em troca de informações sobre atividades cibernéticas.

Nesse site, eram apresentadas informações de pessoas físicas e jurídicas, como CPF e CNPJ, nome completo e endereço. Há suspeita de que autoridades públicas estejam entre os alvos dos criminosos.

A  Polícia Federal informou que a divulgação de parte dos dados sigilosos foi feita gratuitamente por um usuário do fórum que, ao mesmo tempo, pôs à venda o restante das informações sigilosas . Tais informações poderiam ser adquiridas com criptomoedas.

Após diligências, a PF identificou o hacker suspeito de obter, divulgar e comercializar os dados, assim como outro hacker que estaria vendendo as informações por meio de suas redes sociais.

Em fevereiro, a empresa de segurança digital Psafe, a mesma que descobriu o megavazamento de 223 milhões de CPFs em janeiro, encontrou indícios de roubo de informações de 100 milhões de números de celular.

Este mês, no mesmo fórum em que foi divulgado o megavazamento, também foram oferecidaas 76 milhões de contas de celulares e 10 miilhões de senhas de e-mails de brasileiros.



Nenhum comentário:

Postar um comentário