terça-feira, 9 de março de 2021

Mais de 480 mil doses de vacinas contra a Covid-19 foram aplicadas no Ceará até o momento



O Ceará aplicou, até o momento, 488.944 doses de vacinas contra a Covid-19 em todo o estado. A informação consta no Vacinômetro divulgado nesta segunda-feira (8) pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesa).

Dessas, 358.151 pessoas foram imunizadas com a primeira dose da vacina. Além disso, em todo o estado, 130.793 pessoas já receberam a segunda dose do imunizante, destinadas ao grupo prioritário, como idosos e profissionais da saúde.


Chegada de novos lotes de vacinas

O Ceará deve receber, ainda neste mês de março, o oitavo e nono lotes de vacinas contra a Covid-19. De acordo com o governador Camilo Santana, a informação foi confirmada nesta segunda-feira durante reunião com ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, e a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade. Não foi divulgada a quantidade de doses que serão enviadas a cada estado.

Conforme plano nacional de distribuição de vacinas, os estados devem receber já nesta quarta-feira (10) um lote com a CoronaVac, imunizante desenvolvido na China e produzida no Brasil pelo Instituto Butantan, em São Paulo.

Em 24 de março deve chegar uma carga com vacinas da AstraZeneca/Oxford, segundo a Fiocruz. As duas vacinas devem ser aplicadas em duas doses em cada pessoa para garantir a imunizada contra a Covid-19.


Aplicação no Ceará

Os lotes já recebidos da CoronaVac foram utilizados 50% na primeira dose, os outros 50% na segunda aplicação. No caso do produto da AstraZeneca/Oxford, todas as doses são aplicadas, e as pessoas vacinadas devem aguardar a chegada de um novo lote para receber a segunda dose.

As vacinas são aplicadas no Ceará em idosos a partir de 75 anos cadastrados para receber a dose e trabalhadores da saúde. Os dois grupos fazem parte do público prioritário da primeira fase do Programa Nacional de Imunização (PNI).


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário