quarta-feira, 17 de março de 2021

Mais de meia tonelada de drogas foi apreendida no Ceará em janeiro e fevereiro deste ano


A quantidade de drogas apreendidas no Ceará em janeiro e fevereiro de 2021 representa um aumento de 30% se comparado a igual período do ano passado. Neste ano, foram 532 quilogramas confiscados, contra 409 kg nos dois primeiros meses de 2021, de acordo com a Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social do Estado do Ceará (SSPDS). Os dados foram apresentados nesta terça-feira (16).


A SSPDS revela que, em 2020, englobando os dois primeiros meses do ano, foram:

  • 396,9 kg de derivados da cannabis, que é a matéria-prima de substâncias como maconha e haxixe;

  • 120,4 kg de cocaína;

  • e 14,4 kg de crack.


Maior apreensão de 2021

O balanço do bimestre foi apresentado um dia após a maior apreensão de drogas que ocorreu nessa segunda-feira (15), quando agentes do Batalhão de Polícia de Trânsito Urbano e Rodoviário Estadual (BPRE) apreenderam 272 tabletes de maconha, pesando 150 quilogramas.

A ação ocorreu em um Posto de Fiscalização Fixa na cidade de Aracati, na rodovia CE-040, em meio a uma fiscalização de medidas sanitárias para o enfrentamento da Covid-19 estabelecidas pelo decreto estadual. Duas pessoas foram presas no veículo, que vinha de um município do Rio Grande do Norte.


Balanço bimestral

Janeiro de 2021 teve um aumento de 11%, indo de 343 kg (em 2020) para 382 kg. Já em fevereiro, o crescimento foi de 127%, indo de 66 kg para 150 kg. A Secretaria ainda destaca as quintas-feiras como os dias com maior índice de apreensão de drogas, com 29,4% das ações ocorridas nesse dia, totalizando em torno de 155 kg de substâncias confiscadas.

Em segundo lugar ficaram os sábados de cada mês, com 19,6%, correspondendo a 102%. O período com maior número de apreensões foi entre às 12h e às 17h59min, complementa a SSPDS.

“Importante destacar que já havíamos terminado o ano de 2020 com um recorde na série histórica, quando a Polícia Militar e a Polícia Civil do Estado do Ceará retiraram das ruas mais de oito toneladas de drogas, o que representou um aumento de 67%. Um dos focos dessa gestão de segurança pública é o combate ao tráfico de drogas, que é aquele que eu chamo de ‘crime mãe’, porque é o crime que serve como fonte de renda para os grupos criminosos”, ressaltou Sandro Caron, secretário da SSPDS.

Os dados foram compilados pela Gerência de Estatística e Geoprocessamento (Geesp) da Superintendência de Pesquisa e Estratégia de Segurança Pública a partir de ações policiais registradas em todo o Estado.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário