quinta-feira, 18 de março de 2021

Números de idosos vacinados contra a Covid-19 e internados com a doença é 53% menor que os não imunizados no Ceará



A incidência de internação por Covid-19 é 53,3% menor para idosos acima de 75 anos que receberam, pelo menos, uma dose da vacina contra a doença, em relação àqueles não imunizados, de acordo com a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), por meio da Secretaria de Vigilância e Regulação (Sevir), em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC). Foram analisados dados de 314.315 idosos.

A faixa etária em questão foi escolhida por possuir mais indivíduos vacinados no Ceará. Entre os casos selecionados não foi feita a distinção entre idosos que tomaram uma ou duas doses de CoronaVac, ou aqueles que tomaram a primeira dose de Astrazeneca/Oxford. As duas vacinas têm períodos de aplicação diferentes entre a primeira e a segunda dose. Enquanto a CoronaVac demanda que a diferença seja de 14 a 28 dias, a Astrazeneca pede um intervalo de dois a três meses.

Os resultados de análise preliminar atualizada comparam a frequência de internação em pessoas a partir de 75 anos vacinadas com a frequência de hospitalizações pela doença no público não vacinado da mesma faixa etária.

De acordo com a Sesa, a análise utilizou banco de dados de 2021 do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunização (SIPNI), informações de pessoas internadas em hospitais particulares de Fortaleza, além da Santa Casa de Misericórdia e dados da Regulação Municipal e Regulação Estadual.

A secretaria ainda garante que estudos mais detalhados continuam sendo realizados, no intuito de aperfeiçoar a qualidade das informações e melhor nortear a tomada de decisões.


Resultados da pesquisa

  • Dos 131.261 idosos a partir de 75 anos vacinados e positivados, 803 foram internados, gerando incidência de 6,12 internações por 1.000 vacinados em 2021.
  • Já entre os 183.054 idosos a partir de 75 anos não vacinados e positivados, 2.396 foram internados, obtendo incidência de 13,09 internações por 1.000 não vacinados em 2021.
  • Ou seja, a Sesa explica que a incidência de internações entre os idosos vacinados (6,12/1.000) é 53,3% menor que o índice (13,09/1000) do público não vacinado.

A comparação entre as incidências mostra ainda que os não vacinados têm risco 2,14 vezes maior de serem internados se comparados aos vacinados. “O risco daqueles que se vacinaram é muito menor, são menos complicações graves. Isso mostra a importância da vacinação e da população aderir à imunização”, afirma o secretário da Saúde do Ceará, Dr. Cabeto.

Os resultados foram apresentados após o relacionamento dos dados, com associação estatística das frequências de internações, retirada de duplicidades, cálculo do risco relativo e verificação do intervalo de confiança de 95%, de acordo com a secretaria.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário