quinta-feira, 14 de outubro de 2021

Soldador cria escultura de girafa com 4 m de altura e de elefante com 2 toneladas usando ferro reciclado no Ceará



Um elefante que pesa duas toneladas, uma girafa de 4,7 metros e até um dinossauro. Essas são algumas das esculturas feitas pelo soldador Edismar Arruda, morador de Jaguaribara, no Ceará. Todas as peças são produzidas com ferro reciclável principalmente de sucata automotiva.

O escultor encontra inspiração nos itens que seriam descartados e transforma em arte o que para muitos seria lixo. Ele, que tem 34 anos, é filho de canoeiro, mãe agricultora e irmão de outros sete — um já falecido.

“A matéria-prima é, em sua maioria, peças automotivas, mas é ferro em geral. O ferro que eu encontro e está ainda em bom estado, ou até mesmo enferrujado, eu faço um processo de limpeza e começo a fazer as peças”, explica o escultor.

O escultor é proprietário de uma metalúrgica no município e constrói as esculturas há anos. “A minha primeira peça surgiu em um domingo, porque eu não gosto de ficar parado. Eu peguei um rolamento e outras peças e fiz uma miniatura de moto. Eu não gostei muito, não achei bonita e deixei para lá, joguei em cima da mesa”, relembra Edismar.

“As pessoas me perguntam muito de onde eu tirei esse dom, mas eu não sei responder. Acho que já nasci assim”, diz.


No outro dia, um cliente da metalúrgica viu a miniatura, parabenizou pelo trabalho e sugeriu que Edismar pesquisasse mais sobre artesanato com metal. Ele obedeceu e se encantou pela técnica.

“Eu fiz um jacaré e levei para uma feira de artesanato em Fortaleza. Lá, uma pessoa viu e ligou para mim querendo comprar o jacaré, mas eu não vendi, só que eu disse que poderia fazer uma para ele”, disse o escultor. Esse cliente já tem nove peças feitas por Edismar, todas expostas em uma loja no Porto das Dunas, praia em Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza.


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário