terça-feira, 22 de março de 2022

32 postos de combustíveis foram notificados após denúncias de aumento abusivo nos preços, em Fortaleza

 


32 postos de combustíveis foram notificados após denúncias da população sobre aumento abusivo nos preços, em Fortaleza. A ação teve início na última segunda-feira (14), a partir das denúncias recebidas pelo Departamento Municipal de Proteção e Defesa dos Direitos do Consumidor (Procon Fortaleza) e pelos canais da Agência de Fiscalização (Agefis).

Durante a operação, os fiscais notificaram os estabelecimentos denunciados, e, a partir da data da notificação, as empresas devem apresentar, em um prazo de dez dias úteis, as notas fiscais que comprovem o valor vigente no ato da compra e o valor cobrado aos consumidores, entre outras informações.

Em posse dessa documentação, a Agefis, por meio da Junta de Análise de Processos (JAP), deve analisar se houve ou não a precificação abusiva. Os postos notificados podem ser penalizados com multas que variam de R$ 1.036,00 a R$ 15.540.000,00, caso seja comprovada a prática irregular na comercialização de combustíveis.

A punição está prevista na Lei Federal nº 8.078/90, artigo 39, inciso X, presente no Código de Defesa do Consumidor, que atesta que é ilegal "elevar sem justa causa o preço de produtos ou serviços". As multas são aplicadas de acordo com a gravidade da infração, as circunstâncias atenuantes e agravantes e a capacidade econômica do autuado.

De acordo com a superintendente da Agefis, Laura Jucá, dentre outras atribuições, o Órgão tem como uma de suas prioridades defender o direito do consumidor.

“A Agefis tem atuado fortemente para coibir essas e outras práticas de vendas e comércio irregulares. Infelizmente, muitas pessoas não sabem dos seus direitos, por isso, cada vez mais, precisamos deixar a população ciente que ela não está desamparada e que todo cidadão pode denunciar quando se sentir lesado nestes e em outros casos desta natureza”, reforçou a superintendente.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário