quinta-feira, 17 de março de 2022

Chuvas voltam a preocupar moradores de Várzea Alegre; enchentes são registradas em Canindezinho



Na madrugada desta quarta-feira, 16, as chuvas voltaram a preocupar os moradores de Várzea Alegre, uma das cidades mais atingidas pelos fortes temporais no Ceará, nos últimos três dias. Em decorrências das precipitações, um açude rompeu no sítio Exu, distrito de Canindezinho, e outro corre risco eminente na comunidade de Caiçara.

De acordo com os dados de monitoramento de chuvas da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), na sede do município, a chuva registrada na madrugada desta quarta-feira, 16, chegou a 113mm, mas pluviômetros particulares chegaram a registrar 150mm.

No sítio Exu, em Canindezinho, o rompimento da barragem alagou e aterrou estradas. No local, desde o último sábado (12), 54 famílias estão desalojadas e 1 família está desabrigada.

Nesta manhã, (17), O prefeito Zé Helder (MDB), esteve na comunidade de Caiçara, onde as máquinas da Secretaria de Infraestrutura trabalham para evitar o rompimento da barragem.


Decreto

No último dia 15, o município decretou situação de emergência, ocasionado pelo rompimento de 11 barragens de pequeno e médio porte, tipificado como 1.2.1.0.0 [inundações e enxurradas] pela Classificação e Codificação Brasileira de Desastres (COBRADE).

A Defesa Civil de Várzea Alegre e a Defesa Civil do Ceará estão dando suporte aos moradores e devem atualizam a situação das famílias atingidas pelas chuvas em breve.


Várzea Alegre Solidária

Nesta terça-feira, 15, a campanha ''Várzea Alegre Solidária'', foi lançada pelo prefeito Zé Helder para arrecadar dinheiro, alimentos e donativos para doação às famílias vítimas das enchentes.

Participam da campanha o gabinete do governo municipal, Câmara de Vereadores, Sociedade São Vicente de Paulo (Vicentinos), Lions Club, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Várzea Alegre, Federação das Associações de Várzea Alegre (FAMUVA) e Setor Empresarial.

Foi criado um comitê de gestão da campanha, onde foi aberta uma conta específica na Caixa Econômica Federal e as doações podem ser feitas através de depósitos, transferências e por PIX. Outras doações são recebidas na sede da Secretaria de Assistência Social, no Centro Social Urbano Lourival Clementino do Nascimento (CSU), no bairro Juremal.


Doações:

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL

Agência - 4413

Operação - 013

Conta - 18866-0


PIX

06205072000151 (CNPJ)

Informações sobre a campanha (88) 99467-5762 - Assistência Social.


Por Yanne Vieira

Miséria.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário