quarta-feira, 16 de março de 2022

Flexibilização do uso de máscara no Ceará divide opiniões de epidemiologistas; governo discute a medida esta semana



A flexibilização do uso de máscaras para proteção contra o coronavírus avança em estados brasileiros como São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina e outros, e, com isto, o tema também se volta para o Ceará. A previsão estadual é discutir a medida nesta semana, e o assunto divide opiniões de especialistas em saúde.

O professor universitário Luciano Pamplona avalia que o atual cenário epidemiológico pode permitir a flexibilização, se feita de maneira adequada e somada a um trabalho de conscientização das autoridades.

“Na pandemia, eu nunca fui favorável a se fazer flexibilizações de uma hora para outra. Então, eu acho que é fundamental começar o processo. Neste momento, acho que deve começar com ambientes abertos porque a gente sabe que são locais onde é menor a transmissão”, comenta o biólogo, que faz parte do Departamento de Saúde Comunitária da Universidade Federal do Ceará (UFC).

“Os dados oficiais que nós temos mostram uma transmissão extremamente baixa. Se a gente comparar com os picos, são casos raros, com completa condição de atendimento e a maior parte da população vacinada”, complementa o professor.

Já a epidemiologista Caroline Florêncio duvida se uma possível flexibilização vai realmente impactar tanto no cenário epidemiológico porque o uso de máscara nunca foi devidamente respeitado no estado. “As pessoas já se liberaram do uso da máscara há muito tempo. Então, na verdade, o que precisava era só um ofício”, declara a professora, que também faz parte do Departamento de Saúde Comunitária da UFC.

“Em qual momento houve de fato uma adesão na qual eu consiga colocar isso com um poder de testar se realmente posso comparar? Se houve uma diminuição dos casos de Covid-19 por que as pessoas estavam ou não usando máscara? Eu não consigo fazer isso”, avalia a doutora em saúde coletiva.

Na última sexta-feira (11), o governador Camilo Santana informou que o Ceará vai definir se flexibiliza ou não a obrigatoriedade do uso de máscara nesta semana, quando ele renovou o decreto com as medidas de enfrentamento à pandemia no estado.


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário