sexta-feira, 5 de março de 2021

Deputados aprovam sistema de cotas de 20% para negros em concursos públicos no Ceará



Todos os concursos públicos do Ceará passarão a ter cota de 20% para negros. A decisão foi aprovada nesta quinta-feira (4), na Assembleia Legislativa do Ceará. Há uma semana, o governador Camilo Santana (PT) havia encaminhado a proposta para a Casa. O texto agora segue para ser sancionado pelo petista. 

Pela legislação, as vagas serão reservadas para candidatos negros também em certames para empresas públicas e sociedades de economia mistas. Na votação, apenas os deputados André Fernandes (Republicanos), Delegado Cavalcante (PSL) e Dra. Silvana (PL) votaram contra a matéria. 

Ao encaminhar a mensagem ao Executivo, Camilo defendeu que o projeto busca estabelecer condições ideais para o acesso a direitos constitucionais.

“Essa é mais uma política pública social e afirmativa realizada pelo Governo do Estado, que tem como objetivo combater a desigualdade racial”, apontou o governador.

Ele também justificou que o “antecedente histórico e cruel pelo qual passou a população negra brasileira, privando esse segmento de inúmeras oportunidades , inclusive de instrução, impossibilitando acesso a direitos sociais e ao mercado de trabalho em condições de igualdade com a população em geral”.


Fonte: Diario do Nordeste 

Nenhum comentário:

Postar um comentário