sexta-feira, 19 de março de 2021

Dia de São José deve ter chuvas em todas as macrorregiões do Ceará, diz Funceme

 


O Ceará apresenta condições favoráveis para chuvas em todas as macrorregiões nesta sexta-feira (19), quando é comemorado o Dia de São José, padroeiro do Estado, de acordo com previsão do tempo feita pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme).

 

A tendência é que os principais acumulados ocorram nas macrorregiões do Litoral Norte, Ibiapaba, Cariri e Jaguaribana. Nestas, a previsão é de eventos de chuva, ou seja, expectativa de registros em mais de 50% dos territórios.

 

Já para o Maciço de Baturité, Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém e ainda no Sertão Central e Inhamuns, a tendência é de chuvas isoladas. Nas regiões situadas mais ao norte do Ceará, os acumulados deverão se concentrar entre madrugada e manhã.

 

As chuvas no Dia de São José tem valor simbólico e cultural, principalmente, para os cearenses mais tradicionais. De acordo com a crença popular, se chove no dia do santo, o "inverno cearense" — que na verdade é a quadra chuvosa — terá boas chuvas.

 

Tais precipitações esperadas para o Dia de São José estão relacionadas a áreas de instabilidade que estão se formando, principalmente, por causa da presença de um Cavado em Altos Níveis (CAN), fenômeno meteorológico com relativa pressão atmosférica baixa.

 

Em 2020, o Dia de São José registrou precipitações em 108 dos 184 municípios cearenses. As chuvas do ano passado atingiram todas as regiões. O maior acumulado de 2020 foi contabilizado no posto pluviométrico São José do Fama, em Iracema, interior do Ceará, onde foram contabilizados 102 milímetros.

 

Por G1 CE

Nenhum comentário:

Postar um comentário