sexta-feira, 12 de novembro de 2021

Centro socioeducativo de Fortaleza teve ao menos quatro casos de vandalismo desde agosto



O Centro Socioeducativo Patativa do Assaré, no Bairro Ancuri, em Fortaleza, registrou ao menos quatro casos de vandalismo por parte dos adolescentes em privação de liberdade desde o mês de agosto deste ano.

Três ocorrências seguidas de vandalismo na unidade aconteceram em um intervalo de 16 dias. A mais recente foi registrada na última segunda-feira (8), quando jovens quebraram TV, cadeiras e a mesa de de uma sala de aula do local. 

Dois dias antes desse episódio, no sábado (6), internos da unidade atearam fogo em uma área da unidade. As chamas foram contidas pelos funcionários e ninguém ficou ferido.

No dia 23 de outubro uma confusão entre os internos terminou com a barbearia do centro destruída. Os jovens chegaram a arrancar o ar-condicionado do local. Já no dia 23 de agosto, houve apreensão de cinco armas artesanais em dormitórios da unidade.

A Superintendência do Sistema Estadual de Atendimento Socioeducativo (SEAS), responsável pelos centros que abrigam os adolescentes em privação de liberdade, informa que nos eventos citados "houve dano ao patrimônio, sem prejuízos no funcionamento do estabelecimento".

"Os protocolos administrativos estão sendo realizados para apuração dos fatos e responsabilização dos envolvidos", disse o órgão.


'Clima tenso'

Uma testemunha, que terá a identidade preservada, afirma haver momentos em que os jovens demonstram agressividade, dificultando o controle pelos agentes socioeducativos.

"O clima é bem tenso. Se tentar intervir eles se armam e fica difícil. Nos casos em que dá para fazer a mobilização eles ficam agressivos, influenciam os outros internos do local a agredir a gente e o bloco fica inflamado", relata a testemunha.

A unidade é dividida em 16 áreas que abrigam os adolescentes em privação de liberdade. Segundo a testemunha, além de vandalizar o local, os jovens também se colocam contra os funcionários.

"Eles são bem grosseiros, ameaçam os funcionários. Também quebram cadeiras, fazem armas artesanais com as partes quebradas. Algumas vezes é necessário a presença da polícia para conter os adolescentes", disse a testemunha.


TV e cadeiras jogadas no chão

Um vídeo gravado no momento da ação mostra três adolescentes que cumprem medida na unidade jogando uma TV no chão e quebrando cadeiras e a mesa de uma sala de aula usada pelos jovens.

Em um momento, um dos adolescentes pula em cima de partes da TV quebrada. Enquanto isso, os outros jovens jogam as cadeiras contra o chão. Outros quatro internos que também estavam na sala presenciam a cena, sentados nas carteiras da sala.

Segundo uma testemunha, os adolescentes que quebraram os objetos tentaram fazer um professor refém. Ainda conforme a testemunha, não foi a primeira vez que um grupo de jovens vandaliza o centro socioeducativo.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário