segunda-feira, 29 de novembro de 2021

Fortaleza não vai realizar festa pública de réveillon em 2021, anuncia Sarto



O prefeito José Nogueira (PDT) anunciou na tarde deste sábado (27) que está descartada a possibilidade da realização de festa pública de réveillon em Fortaleza. Desta forma, a tradicional festa da virada no Aterro da Praia de Iracema não vai ocorrer pelo segundo ano consecutivo na capital cearense, em razão da pandemia de Covid-19.

Outras capitais como Rio de Janeiro e São Paulo ainda planejam realizar a festa da virada, mas a realização dos eventos vai depender do cenário epidemiológico da pandemia. Além do réveillon, a prefeitura do Rio também mantém o plano de realizar o carnaval em 2022.

"A prefeitura de Fortaleza não irá promover evento público de réveillon deste ano, embora a vacinação contra a Covid-19 vá bem e os números de internações e óbitos sigam estáveis em níveis baixos. Até chegamos a considerar a possibilidade de realizar nossa tradicional festa da virada, se a situação permitisse, mas não podemos relaxar, sob pena de colocarmos todo o trabalho feito até aqui a perder. O cenário internacional é preocupante e estamos em alerta", escreveu o gestor municipal em uma publicação nas redes sociais.

A decisão da prefeitura saiu um dia depois de o governador Camilo Santana anunciar que grandes eventos de réveillon estão proibidos em todo o estado em 2021. Em uma transmissão ao vivo nas redes sociais, nesta sexta-feira (26), o governador informou que só serão permitidos eventos cumprindo as medidas previstas em decreto anterior para o período.

Na publicação deste sábado, Sarto afirmou ainda que a medida tem por objetivo prevenir uma terceira onda de Covid-19 no Ceará e preservar vidas, além de garantir a continuidade da retomada da economia de forma segura e responsável na cidade.


Eventos autorizados

De acordo com Sarto, estão autorizados em Fortaleza eventos de grande porte com capacidade de até 2.500 pessoas em ambiente fechado e e 5 mil pessoas em ambientes abertos, acompanhando o que foi deliberado pelo Comitê Estadual de Enfrentamento à Covid-19.

Deve ser publicado anda neste sábado (27) o decreto municipal que vai estabelecer as normas para a realização das festas públicas e privadas de fim de ano.


Ritmo da vacinação

No Ceará, 74,2% da população recebeu duas doses da vacina ou a dose única e são consideradas imunizadas contra a Covid-19, conforme o Governo do Estado; 87,46% dos cearenses receberam ao menos a primeira dose.

Conforme o Ministério da Saúde, a população deve ser vacinada ainda com a dose de reforço, cinco meses após receber as duas doses do imunizante.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário