quinta-feira, 11 de novembro de 2021

Fortaleza está há 19 dias sem registrar mortes por Covid-19



Fortaleza está há 19 dias sem registrar mortes por Covid-19. De acordo com especialistas, a redução no número de óbitos pela doença está ligada ao avanço da vacinação, à aquisição de novos conhecimentos sobre a enfermidade e tem relação também com as condições climáticas típicas do segundo semestre do ano.

No pico da pandemia, em maio de 2020, a capital chegou a registrar em um só dia 117 óbitos pela doença.

"A gente foi aprendendo que existiam formas de melhorar a oxigenação sem a necessidade de intubação e que isso era seguro de ser feito sob determinadas condições então a intubação foi ficando cada vez mais reservada para aquelas situações em que ela era realmente indispensável", explica o infectologista Keny Colares.


Novo perfil de pacientes

O infectologista ressalta que a pandemia tem atingido principalmente as pessoas que ainda não se vacinaram, mesmo assim, os pacientes não têm apresentados sintomas mais graves.

"Boa parte das pessoas que se internam são pessoas que ou não se vacinaram, ou não estão com o esquema vacinal completo. O perfil do paciente agora talvez seja um pouco diferente, mas de uma forma geral está em uma situação bem mais tranquila", reforça Keny Gonçaves.

Apesar da melhora significativa na cidade, os especialistas alertam para que a população não deixe de tomar os cuidados necessários, pois existe a possibilidade de aumento de casos no início do ano de 2022.

"É necessário a gente continuar utilizando máscara, porque, apesar dessa redução, a gente continua com o vírus circulando e o período de final de ano, com a sazonalidade, vai tender a aumentar novamente", alertou o epidemiologista Luciano Pamplona.

Desde o início da pandemia, a capital cearense acumula 258.471 casos de Covid-19 e 9.825 mortes. Outras 208.630 pessoas se recuperaram. Em relação à vacinação, Fortaleza já aplicou 3.978.731 doses das quais 2.037.38 foram da 1ª dose e 1.723.485 foram da 2ª dose. Outras 185.560 já tomaram a dose de reforço.


Por G1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário