quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Projeto democratiza e une história e educação patrimonial através de documentos seculares do Icó

 


Centenas de documentações que remontam o período do Brasil Colônia, Brasil Império e Brasil República. Este cenário documental compõe o Acervo Público Municipal de Icó e a sua riqueza com informações do Icó, Ceará, Paraíba e Pernambuco foram trazidas para a internet, a partir do projeto "Diálogos entre História e Memória do Icó/CE: Uma Integralização do Acervo Documental". A documentação tem a guarda da Prefeitura Municipal de Icó, através da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Cultura e Turismo, parceira do projeto e compõe um dos mais ricos espaços de fontes históricas do Ceará. 

O projeto é uma realização da Associação Filhos e Amigos de Icó (AMICÓ) e Ponto de Cultura Icozeiral e tem as historiadoras Maria Lucineide, Laiany Félix, Sophia Cidrão e Raquel Araújo e o produtor cultural Daniel Bruno. A ideia foi selecionada no Edital Cultura Viva, da Lei Aldir Blanc, pela Secretaria da Cultura do Ceará (Secult). O projeto é apoiado pela Secretaria Nacional da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal N 14.017, de 29 de junho de 2020.Governo do Estado do Ceará, Secretaria da Cultura do Ceará, Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo, Pátria Amada Brasil - Governo Federal. 

Ao utilizar as redes sociais, especialmente a rede Instagram, que congrega em sua significativa representação jovens, as ações construídas buscaram democratizar o acesso sobre o tema e trazer mais para perto o rico acervo que conta parte da História do Brasil, prestes a celebrar os 200 anos da Independência de Portugal. Apenas nos três meses de atuação, entre dezembro de 2021 e fevereiro deste ano, o projeto atingiu em seus 11 vídeos publicados mais de 2.700 visualizações, além de ter oferecido um minicurso com a realização de quatro oficinas e a participação de aproximadamente 70 pessoas de todos os recantos do país. Durante a feitura dos vídeos, os produtores do projeto, comunidade acadêmica e comunidade icoense participaram direta e indiretamente da ação. 

Ao utilizar uma ferramenta mais próxima do cotidiano, os "Diálogos entre História e Memória do Icó/CE" potencializaram e demonstraram um caminho de acessibilidade, debate e busca pelo (re)conhecimento e valorização de papeis que demonstram as mudanças ocorridas em Icó e regiões próximas em um Brasil que atravessou os anos 1700 e 1800. Unir história, memória, educação patrimonial para a construção de pertencimento ficou no legado deste projeto, que ainda está acessível no endereço @projetoacervoico , que possibilita rever e revisitar a nossa história com muitas histórias construídas por cada um ao longo do tempo e do espaço, trazendo o passado ao presente para construir um futuro mais cidadão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário