quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Sete aves silvestres são resgatadas de cativeiros irregulares em Fortaleza

 


Sete aves silvestres foram resgatadas de cativeiros irregulares onde eram mantidas em Fortaleza. Elas estavam em residências nos bairros Conjunto Ceará e de Fátima. Os resgates foram feitos nesta terça-feira (22) por agentes ambientais da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (Semace) e do Batalhão de Polícia Ambiental (BPMA).

Conforme a Semace, os sete animais silvestres resgatados são três periquitos do sertão, duas rolinhas conhecidas como Caldo de Feijão, uma golinha, e um papagaio-verdadeiro.

A operação atendeu a uma denúncia feita à ouvidoria da Semace, e a um processo administrativo do Ibama à autarquia, para fiscalizar as duas residências localizadas na capital.

As infrações são baseadas no valor fixo de cada animal, de acordo com o Art.24 do decreto federal Nº6514. A legislação também estabelece multas de R$ 500 por animal, não categorizado em nenhum critério de ameaça de extinção (no caso, as duas rolinhas e o golinha), e R$ 5 mil para animais que estejam na categoria de ameaça de extinção.

Os três periquitos e o papagaio são incluídos nessa última categoria, pois, embora não estejam ameaçados, fazem parte da espécie psitacídeos, que contam na lista do Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção.


Como denunciar

A Semace possui o Disk Natureza 0800.2752233 para casos de denúncia de animais silvestres mantidos em cativeiro irregular. Além desse canal, a autarquia dispõe do aplicativo Semace Mobile.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário