quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Universidade oferece disciplina de 'felicidade', chama atenção de alunos e viraliza nas redes sociais, no Ceará

 


Uma disciplina intitulada apenas com o nome de "Felicidade" chamou a atenção de alunos da Universidade Federal do Ceará (UFC) e viralizou nas redes sociais. A matéria esta entre as ofertadas para o semestre letivo 2022.1 da instituição. Entre os vários comentários, a curiosidade por conta do nome e do conteúdo da disciplina dominam as interações.

“Eu tô aqui me questionando a metodologia e didática dela”, comentou uma aluna da UFC que publicou na própria conta do Twitter a foto da disciplina ofertada no Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA), plataforma da instituição onde os alunos veteranos realizam matrícula.

A professora responsável pela disciplina, Deborah Christina Antunes, explicou que a matéria tem esse nome porque foi inspirada, de alguma maneira, nas disciplinas chamadas “Felicidade” já existentes em outras universidades do Brasil e internacionais. Incusive, é a primeira vez que a disciplina é ofertada na UFC.

A UFC confirmou a oferta da disciplina "Felicidade", e explicou que é uma iniciativa transdisciplinar do Instituto de Cultura e Arte (ICA). “Não sendo uma disciplina ofertada por nenhum curso em específico, mas uma matéria optativa para todos os cursos de graduação do Instituto (Cinema e Audiovisual, Dança, Design - Moda, Filosofia, Gastronomia, Jornalismo, Música, Publicidade e Propaganda e Teatro)”, comenta a universidade.

A ementa da disciplina explica ainda que o objetivo é estudar “a felicidade na história da humanidade, seus conceitos na filosofia, na psicologia, na espiritualidade bem como sua relação com os processos de adoecimento e possibilidades de felicidade na cultura, nas artes e no processo civilizatório de forma a construir estratégias interdisciplinares de enfrentamento aos fatores de infelicidade em contribuição à formação do estudante”.

"Ao contrário das versões 'originais' da disciplina Felicidade, que foca em uma abordagem a partir da Psicologia Positiva, a disciplina que criamos no ICA tem uma postura crítica frente à questão. É uma disciplina temática cujas discussões se darão a partir de uma visão histórica, cultural e social da ideia de Felicidade", explica a docente.

A disciplina "Felicidade" será ofertada em semestres alternados com outra disciplina, "Narrativas do contemporâneo", e ambas serão ministradas pela professora Deborah, docente do ICA e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da UFC. Ela também leciona as cadeiras de Introdução à Psicologia / Psicologia e Comunicação para os cursos de Jornalismo e Publicidade e Propaganda.

Os alunos veteranos têm até esta quinta-feira (24) para realizar as matrículas no sistema digital da UFC. Até a noite desta quarta, a disciplina "Felicidade" oferecia 30 vagas, e 42 alunos já haviam solicitado a participação nas aulas. Deborah informou que a matéria não tem pré-requisitos ou correquisitos para a matrícula.


Repercussão nas redes sociais

Com relação às publicações nas redes sociais, a professora se mostrou surpresa com a repercussão. "Eu fiquei bastante surpresa quando soube da repercussão. É incrível como uma palavra, “felicidade”, causa tantas reações. E talvez isso tenha muito a nos dizer sobre o status da ideia de felicidade hoje em nossa sociedade", avalia Deborah.

"Por um lado, eu compreendo a postura cética de alguns estudantes sobre uma disciplina que supostamente se propõe a ensinar felicidade – porque eu compartilho dessa postura – por outro, eu agradeço o carinho das estudantes se manifestaram acreditando no potencial da disciplina, por me conhecerem, conhecerem minha postura em sala de aula e minha forma de abordagem das questões que discutimos em outras ocasiões", complementa a docente.


Por Samuel Pinusa, g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário