segunda-feira, 28 de fevereiro de 2022

Ceará tem só 20% de chance de ter chuvas acima da média até maio, diz Funceme

 

Entre março e maio, a probabilidade de chover um volume acima da média histórica no Ceará é de apenas 20%, de acordo com prognóstico climático divulgado pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). O documento foi elaborado na quinta-feira (24) e publicado nesta segunda (28).

Ainda conforme o documento, o estado tem possibilidade de ter 45% de chance de receber um volume de chuva em torno da média histórica, além de 35% de o volume ser inferior a esse índice. Conforme a Funceme, "os modelos de previsão apontam uma alta variabilidade espacial e temporal na distribuição das chuvas dentro do estado".


Previsão da Funceme para as chuvas em 2022:

  • 20% de probabilidade de chuvas acima da média;
  • 45% em torno da normalidade;
  • 35% de chance de o volume total ser abaixo da média histórica.


Conforme a fundação, os prognósticos consideram dados dos três próximos meses (março, abril e maio) como uma "tendência média do volume acumulado de chuvas". Segundo a entidade, o clima atualmente no Ceará está sofrendo interferência do fenômeno La Niña.

"No oceano Atlântico tropical sul e em áreas próximas à costa norte da região Nordeste se observam águas mais aquecidas além de predomínio de Temperatura da Superfície do Mar (TSM) na normalidade próximo à região equatorial", indica o documento.

Em tese, a La Niña provoca aumento no volume de chuvas no Norte e Nordeste e secas e altas temperaturas no Sul do Brasil. O fenômeno climático consiste em um resfriamento anormal das águas do Oceano Pacífico, que interfere nas chuvas em diversas áreas da América Latina, incluindo o Brasil.

A Funceme indica que houve predominância da La Niña nos meses de novembro, dezembro e janeiro, mas há tendência de enfraquecimento desde fevereiro.


Veja os limites inferior e superior de chuvas nas regiões do Ceará:


Por g1 CE



Nenhum comentário:

Postar um comentário