quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

Site da Americanas volta a funcionar após quatro dias fora do ar



O site da Americanas voltou a funcionar na manhã desta quarta-feira (23) após quatro dias suspenso. O incidente teve início depois que a companhia registrou um "acesso não autorizado" em seus servidores. As lojas online do grupo varejista estavam indisponíveis desde domingo (20).

Em comunicado, a Americanas informa que está restabelecendo seus e-commerces "gradualmente e com segurança", e acrescenta que foi vítima de um incidente de segurança, mas "não há evidência de comprometimento das bases de dados".


O que se sabe sobre o caso

Se usar a mesma senha de Americanas e Submarino em outros serviços, é melhor trocar, diz especialista

Na abertura do pregão desta quarta na Bovespa, as ações da Americanas registraram alta de 7,39% em relação ao valor dos papéis na terça. De acordo com a consultoria Economatica, a empresa teve um prejuízo de R$ 3,4 bilhões desde sexta-feira (18).

No site da Americanas, os consumidores podem visualizar um aviso de que a loja está voltando de forma gradual e que produtos e funcionalidades também vão retornar aos poucos.

Por volta das 10h40 da quarta, os sites do Submarino, Shoptime e Sou Barato, que também pertencem ao grupo Americanas S.A., seguiam fora do ar.


Veja a nota completa da Americanas S.A.:

A Americanas informa que está restabelecendo gradualmente e com segurança seus ambientes de e-commerce desde quarta–feira (23/02), suspensos em razão de incidente de segurança do qual foi vítima entre os dias 19 e 20 de fevereiro. Não há evidência de comprometimento das bases de dados. As equipes continuam mobilizadas, com todos os protocolos de segurança, e atuarão para a retomada integral no mais curto espaço de tempo. A companhia reforça que a segurança das informações é sua prioridade e que continuará mantendo o mercado, clientes e parceiros atualizados.


Entregas podem atrasar

Em contato com os usuários do Twitter, o perfil da Americanas admitiu que o problema pode atrasar as entregas de compras feitas em suas lojas online. "Todos os pedidos serão entregues, mas por conta das instabilidades do site, poderão haver atrasos", explicou a Americanas na rede social. Os clientes do Submarino e do Shoptime recebem as mesmas mensagens.


Por g1


Nenhum comentário:

Postar um comentário