quinta-feira, 24 de fevereiro de 2022

Primeiro trecho do Cinturão das Águas é inaugurado no Ceará e estado recebe águas do Rio São Francisco

 


O primeiro trecho do Cinturão das Águas do Ceará (CAC) foi inaugurado nesta quarta-feira (23) no Ceará e as águas do Rio São Francisco começam a molhar o sertão do estado. A obra leva o nome do ex-deputado e ex-presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Welington Landim.

O trecho emergencial (lotes 1, 2 e 5), já concluído, faz a transposição de água para o Riacho Seco, saindo do leito natural até o Rio Salgado, Rio Jaguaribe e por fim, o Açude Castanhão, que posteriormente transfere água para a Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), beneficiando 4,5 milhões de pessoas, conforme o Governo do Ceará.

O CAC está com o Trecho 1 em fase de implantação. Em todo o projeto, são 145,3 km de caminhamento, divididos em cinco lotes, compreendendo segmentos de canal a céu aberto, túneis e sifões, com a função de aduzir a água derivada da barragem Jati, no município de mesmo nome, situada no Eixo Norte do Projeto de Integração do Rio São Francisco (PISF), na região hidrográfica do Rio Salgado, até as nascentes do Rio Cariús, no município de Nova Olinda, na região do Alto Jaguaribe.

“Nenhum país, nenhum estado, se desenvolve sem ter água. Água e energia são fundamentais na infraestrutura de qualquer região Daí a importância dessa obra estruturante”, disse o governador Camilo Santana (PT) durante a inauguração.

A implantação do trecho emergencial do CAC possibilita uma melhor eficiência na condução da água derivada do Eixo Norte do PISF até o Açude Castanhão (maior do estado), garantindo a segurança hídrica da RMF.


Outros lotes

Os lotes 03 e 04, ainda em obras, vão aumentar a segurança hídrica da Região do Cariri, a segunda em densidade demográfica e em importância econômica do Ceará. Deste modo, ao estabelecer uma maior aproximação da água do Projeto São Francisco a todos os municípios da bacia hidrográfica do Salgado, o CAC aumenta a disponibilidade hídrica para os múltiplos usos de toda a população da Região do Cariri.

Outro benefício, propiciado pelo CAC, é o incremento da garantia hídrica para o abastecimento dos municípios da região do Alto Jaguaribe, por meio dos sistemas adutores concebidos no Programa Malha d’Água. Este sistema teria sua captação no final do Trecho 1, em Crato ou Nova Olinda, e conduziria a água tratada até cidades como Araripe, Campos Sales e Salitre, dentre outras que apresentam relevante vulnerabilidade hídrica.

O CAC tem por objetivo principal aduzir as vazões transpostas do Rio São Francisco e distribuir em regiões hidrográficas do Ceará.


Inauguração

O trecho inaugurado hoje teve a presença da vice-governadora, Izolda Cela, o secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, deputados estaduais, prefeitos e outras lideranças locais.

Camilo destacou ainda que o CAC vai beneficiar milhões de cearenses com abastecimento humano. “Mas é fundamental – e já estamos mantendo tratativas com o Governo Federal para isso -, que essa água possa ser usada também para produzir, gerar empregos, gerar desenvolvimento”, acrescentou.

A vice-governadora Izolda Cela se disse emocionada com a inauguração. “Essa é uma história de muitas mãos, de muitas mentes, de muitos corações sertanejos. Era necessário ter pessoas que pudessem sentir na pele o que é a seca para mobilizar o compromisso dos recursos – sejam financeiros, sejam políticos – para isso acontecer”, ressaltou Izolda.

O secretário dos Recursos Hídricos, Francisco Teixeira, disse que CAC dará capilaridade às águas do São Francisco por toda a região do Cariri, chegando ao alto Jaguaribe por Nova Olinda.

“Dalí, essas águas que hoje já abastecem o Castanhão, poderão contribuir também com recargas para o (açude) Orós, aumentando a garantia hídrica no território cearense”, disse o secretário.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário