segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Ceará é o 5º estado em programa de segurança de Bolsonaro contra o crime


O Ceará é o quinto estado brasileiro que mais firmou parcerias com o Projeto Excel, ação do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) que presta auxílio no combate ao crime organizado com investimentos em inteligência. Ao todo, foram 127 pedidos do Estado autorizando o uso de ferramentas de investigação policial pela Polícia Civil do Ceará.

Segundo o MJSP, o Projeto Excel fornece hardware e softwares forenses para dar maior celeridade na extração e análise de dados de celulares apreendidos com o crime. 

No ranking nacional de uso de investimentos do programa, o Ceará aparece atrás apenas do Rio Grande do Norte (com 473 pedidos), Paraná (471), Pernambuco (239) e Santa Catarina (201). 

Em operação desde 2019, o Projeto Excel já investiu mais de R$ 18 milhões para auxiliar forças de segurança estaduais no combate ao crime. Ele funciona a partir de ordens judiciais prévias de quebra de sigilo telemático (de serviços de telecomunicação) em inquéritos policiais. Além dos investimentos na compra de equipamentos, o MJSP também fornece a capacitação para servidores na extração dos dados.


O Povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário