segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

Ceará é um dos estados com maior redução no número de homicídios em 2021

 

O Ceará foi um dos estados do Brasil que mais reduziu o número de homicídios em 2021, quando comparados os índices com o ano anterior. Os dados são do Monitor da Violência, publicado nesta segunda-feira (21) pelo g1, o qual aponta redução de 7% nas mortes violentas em todo o país.


De acordo com os dados levantados pelo Monitor da Violência, o Ceará reduziu o número de homicídios em 18,3%. Em 2020, foram 4.039 mortes violentas; em 2021, caiu para 3.300. Em comparação com outros estados do Brasil, o Ceará ficou em quarto lugar, empatado com Goiás. Veja os estados com maiores reduções:


Conforme o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, em comum, todos esses estados viveram recordes de crimes violentos no período de 2015 a 2017, o que em grande medida foi influenciado pelo racha entre facções criminosas. Rebeliões no sistema prisional e conflitos regionais entre organizações criminosas que atuam no narcotráfico pressionaram sobremaneira a curva de assassinatos, composta também por outros crimes violentos.

Apesar dessa tendência, esses estados, de acordo com os especialistas do Fórum, reagiram e foram capazes de colocar em prática programas de enfrentamento à violência focados nos grupos mais vulneráveis, implementaram ações focadas em retomar o controle no sistema prisional e avançaram em experiências de integração entre as forças de segurança pública e os Ministérios Públicos.

Embora o Ceará tenha apresentado queda no número, o total registrado em 2021 ainda é alto em comparação com outras unidades federativas brasileiras. Nesse quesito, o estado foi o quarto também. Veja os números totais de mortes violentas no ano passado:

  • São Paulo: 3.096
  • Ceará: 3.300
  • Pernambuco: 3.370
  • Rio de Janeiro: 3.394
  • Bahia: 5.099

Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário