quarta-feira, 17 de novembro de 2021

111 anos de nascimento da escritora Rachel de Queiroz


Há 111 anos, nascia Rachel de Queiroz. Natural de Fortaleza, viveu parte da infância na fazenda dos pais, em Quixadá. Após a seca de 1915, morou no Rio de Janeiro, em Belém do Pará e retornou ao Ceará em 1921. 

Aos 15, tornou-se professora. Dois anos depois, ingressou no jornalismo como cronista do jornal O Ceará, e estreou na literatura em 1930, com “O Quinze”. Inspirado na seca de 1915, foi este livro que projetou o nome de Rachel nacionalmente. 

A romancista foi a primeira mulher eleita imortal da Academia Brasileira de Letras (ABL), em 1977. Até então, uma proibição regimental da ABL não permitia a candidatura de mulheres à honraria. Durante os primeiros 80 anos da Academia, apenas homens se tornavam imortais. 

Rachel foi pioneira e abriu caminho para Lygia Fagundes Telles, Ana Maria Machado e, mais recentemente, Fernanda Montenegro. A cearense também foi a primeira mulher a ganhar o Prêmio Camões, em 1993.


A cidade de Quixadá preparou uma programação cultural diversificada para comemorar a data. Na noite de hoje, às 19h, a Banda de Música do município, uma orquestra sanfônica e a cantora Lívia Mara realizam uma homenagem na Praça da Cultura, com direito a chuva de pétalas. 

Na quinta-feira (18), está prevista uma visita guiada online a Fazenda Não me deixes, a partir das 19h. Finalizando a semana, há um tour virtual da exposição Memorial Rachel de Queiroz, que acontece no Sesc Fortaleza. 


Fonte: Jornal Jangadeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário