segunda-feira, 8 de novembro de 2021

8 mil litros de azeite de oliva são apreendidos por suspeita de irregularidades durante fiscalização na Grande Fortaleza



Oito mil litros de azeite de oliva foram apreendidos de forma cautelar por suspeita de irregularidades durante uma fiscalização em centros de distribuição e supermercados da Região Metropolitana de Fortaleza.

A ação foi realizada Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Programa Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Decon), e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e ocorreu de quarta (3) até a última sexta-feira (5).

Conforme o Ministério Público, 50 estabelecimentos e 70 marcas de azeite de oliva foram fiscalizados. As equipes verificaram aspectos ligados à rotulagem, ao registro de estabelecimento beneficiador ou importador junto ao Mapa, bem como ao atendimento do padrão de identidade e de qualidade estabelecidos pela legislação brasileira.

Em seis estabelecimentos foram coletadas amostras fiscais de 10 marcas, que serão analisadas nos laboratórios federais do Mapa para verificação de conformidade. Caso o laudo laboratorial ateste fraude nesses produtos, além da responsabilização criminal, os vendedores também poderão ser multados em até 3 milhões de Unidades Fiscais de Referência do Estado do Ceará (Ufirce).

Também foi determinada a suspensão da comercialização dos produtos até a obtenção dos resultados das análises e da regularização dos estabelecimentos beneficiadores e importadores junto ao Mapa.

No ato de fiscalização, foi constatado ainda que sete marcas de azeite de oliva extra virgem foram envasadas por empresas sem a devida autorização do órgão ministerial. Essas empresas terão o prazo de 10 dias para apresentação de defesa, conforme o Ministério Público.

Ainda segundo o MPCE, a fiscalização é resultado de trabalho de inteligência feito pelo Serviço de Inspeção, Fiscalização e Sanidade Vegetal (SIFISV/SFA-CE).


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário