quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

Após novos áudios que reforçam denúncia de fraude no futebol cearense, TJDF revela nomes de dirigentes suspeitos



O portal Torcida K teve acesso a novos áudios que reforçam a tese de manipulação de resultados no futebol cearense. O Tribunal de Justiça do Futebol do Ceará (TJDF/CE), que investiga o caso, já anexou o material ao inquérito. O caso também é acompanhado pelo Ministério Público do Ceará, que encaminhou ofícios às Secretarias Executivas das Promotorias de Justiça do Crato, Caucaia e Barbalha pedindo a investigação de possíveis manipulações de resultados de jogos, em partidas válidas pelo Campeonato Cearense e pelo Campeonato Brasileiro de Futebol, em 2022 e 2021.

Segundo Fred Bandeira, presidente do TJDF, a primeira conclusão é de que ''realmente teve e vem tendo manipulação em jogos''. Ao portal Torcida K, o Coordenador do Núcleo de Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), Edvando França, revelou estar ''preocupado com o avanço criminoso desse assunto'': ''As condutas não podem e nem devem ficar impunes. O Futebol Cearense vive um momento de reconhecimento nacional e não pode ficar tisnado por criminosos inescrupulosos'' , afirmou o promotor.

Em um dos áudios ''que também estão em posse do Ministério Público'' a que tivemos acesso, um homem revela dúvida sobre o que teria que ser feito no jogo em combinação com uma aposta. E demonstra preocupação em relação ao que teria sido acertado entre as partes.

''Não, tipo assim, pô. Ele disse que ficou no furo [prejuízo] do primeiro tempo, né? Eu não sei o jogo como eles fizeram. Primeiro tempo, acho que o primeiro tempo acima de 1,5 [gol] e o jogo todo acima de 3,5. Mas eu acho que tinha que perder o primeiro tempo, perder o primeiro tempo e sair 1,5. Não sei, né? Sei que ele falou que ficou no furo de R$ 18 mil no primeiro tempo. Aí tinha que recuperar no segundo tempo fazendo três gols, né? E aconteceu os três gols. A gente fez um e levou dois. Aí eu não sei como é, pô, essa aposta.''

O segundo áudio aponta indícios de qual seria a partida manipulada. Em sua fala, o homem relata o que aconteceu no jogo e cita o nome de outra pessoa chamada ''Barão'', ao passo que cobra um valor que teria sido acordado.

''Não, ele prometeu, pô. Prometeu quatro conto. E, tipo assim, se tivesse pênalti, entendeu? Quatro conto. Aí teve o pênalti, entendeu? Primeiro tempo foi um a zero, gol de pênalti, pô. Entendeu? É, mas quando teve a reunião aqui ele disse que o mínimo que a gente ia fazer era 3,5, entendeu? E deu os 3,5. Deu 3 a 1. Ele disse que a gente podia perder o primeiro tempo de dois, fazia um, e no segundo tempo pegar mais dois, né? Então se podia fazer dois no primeiro tempo e levar um, é'' um gol de diferença. Entendeu? Não tô entendendo é nada. Só sei que ele disse que tá no furo. Não tem como tu ver com esse teu primo aí? Mas não fala que fui eu, que foi a gente que perguntou não, entendeu? Porque o Barão às vezes quer ser muito esperto. Tu é doido. O salário aqui já tá atrasado, pô. Tá atrasado o salário aqui, pô. Tu é doido, é? E ele ainda fazer isso com o cara que vem ajudar ele, pô''.

Segundo Fred Bandeira, presidente do TJDF/CE, há fortes indícios de que o Barão citado seja Geisilúcio Gonçalves Alves, conhecido como Lúcio Barão, ex-presidente do Barbalha e que em janeiro havia sido anunciado como Diretor Executivo de Futebol do Crato. Fred revelou ainda que Barão e o presidente do Crato, Ivan Barros, o ''Cobrinha'', serão intimados: ''O auditor processante já pediu a expedição de ofícios para se ouvir umas partes, como o presidente do Crato, jogadores que porventura estejam participando, o senhor Geisilúcio Gonçalves Alves, que é o de alcunha Lúcio Barão, que possivelmente esteja com algum tipo de participação'', revelou.

A investigação das autoridades segue para também saber quem são os autores dos áudios. Os responsáveis pelas possíveis manipulações de resultados devem ser punidos, podendo responder criminalmente por fraude e até mesmo formação de quadrilha. Há também possibilidade de competições serem afetadas a depender do resultado das investigações.


Fonte: torcidak


Nenhum comentário:

Postar um comentário