segunda-feira, 24 de janeiro de 2022

Procura por remédios para sintomas gripais em farmácias do Ceará sobe 400% e esgota estoques, diz sindicato



A busca por medicamentos que ajudem a reduzir os sintomas gripais no Ceará subiu 400% no último mês, em meio ao aumento de contaminações pela variante ômicron do coronavírus no estado e o surto de Influenza A. A informação é do Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos do Estado (Sincofarma).

De acordo com o presidente da entidade, Fábio Timbó, o varejo farmacêutico foi todo "pegue de surpresa" com esse surto antecipado de gripe e o aumento das contaminações da Covid-19.

"Com essa demanda extraordinária no mês de dezembro, as pessoas com essa nova demanda procuraram os estabelecimentos. O que tinha em estoque foi vendido, por sua vez, as farmácias solicitaram a reposição para as distribuidoras, mas, depois da segunda quinzena, quando a indústria farmacêutica entrou de recesso, aí apareceu essa dificuldade", afirma.

Segundo o empresário, a ausência de medicamentos que possam ajudar a reduzir os sintomas gripais ocorreu tanto na primeira onda, quanto na segunda da pandemia no estado. Contudo, ele prevê que haverá regularização no estoque a partir desta segunda quinzena de janeiro.

"Há uma tendência de uma regularização nesta segunda quinzena do mês de janeiro. Acreditamos que nos proximos dias essa questão já comece a melhorar", acrescenta Timbó.


Por g1 CE


Nenhum comentário:

Postar um comentário